Embora possa ser emocionante, viajar de avião pode, também, ser um pouco desconfortável. Atrasos e espaço reduzido para as pernas têm um impacto emocional maior quando está cansado e longe de casa ou a tentar aproveitar as férias.
Comentários desagradáveis sobre as companhias aéreas são facilmente encontrados nas redes sociais. Mas quais são as companhias aéreas que mais agradam aos clientes? E quais as que recebem mais comentários desagradáveis?
A S Money analisou milhares de tweets para descobrir as companhias aéreas mais amadas e odiadas do mundo, de acordo com o que os clientes dizem sobre elas no Twitter.
S Money incluiu apenas as principais companhias aéreas de cada país. A equipa excluiu companhias aéreas fretadas, de carga, militares, de pesquisa, governamentais e extintas e manteve apenas as grandes empresas com voos regulares. Em seguida, a S Money recolheu as identificações oficiais do Twitter de todas as companhias aéreas que tinham uma conta no Twitter. A equipa recolheu um máximo de 4.000 tweets em inglês que mencionavam essas companhias aéreas no Twitter (por exemplo, @airfrance). Qualquer companhia aérea com menos de 100 menções (tweets) no total foi excluída da análise.
A equipa estudou todos os tweets usando uma ferramenta de sentimento de IA que analisa o texto e atribui uma pontuação positiva ou negativa. Se um tweet tivesse mais de 50% de probabilidade prevista de ser positivo, era rotulado como positivo e vice-versa para tweets negativos.
S Money definiu um limite de 10 tweets por nome de utilizador para reduzir o impacto de bots. Isso permitiu que a equipa calculasse a percentagem de tweets positivos e negativos para cada companhia aérea em cada país. Por fim, a equipa classificou a Mais Amada como a companhia aérea com o maior percentual de tweets positivos e vice-versa para a Companhia Aérea Mais Odiada.
A TAP Express foi considerada a companhia aérea favorita dos portugueses, enquanto a TAP Air Portugal foi a que recebeu mais comentários negativos.
A nível mundial e comparando todas as companhias aéreas analisadas, a companhia aérea regional TAP Express foi considerada a terceira mais amada de todo o mundo e a mais amada da Europa. A TAP Air Portugal é a segunda companhia aérea que recebe mais comentários negativos, ficando atrás apenas da indiana Go First.
Publicado originalmente a 27 de fevereiro de 2023.
Comentários