A cidade de Rovaniemi fica na Lapónia, a 830 quilómetros de Helsínquia, a capital finlandesa. Apesar de o nome não ser fácil de pronunciar, é para lá que milhões de crianças enviam as cartas com os seus pedidos. Em Rovaniemi respira-se a quadra natalícia: visite a vila do pai Natal, faça excursões de 'snowbile' (uma espécie de jet-esqui para a neve), viaje nos trenós puxados por renas ou cães e deslumbre-se com as impressionantes luzes da aurora boreal.

Na casa do Pai Natal há oficinas de brinquedos, muitas lojas e um cantinho especial para tirar uma fotografia com o Pai Natal. Aqui também não faltam as renas - a lenda conta que renas voadoras puxaram o trenó do Pai Natal, uma das imagens míticas das celebrações natalícias.

Para se hospedar sugerimos o Arctic Snow Hotel, onde a temperatura do quarto ronda os cinco graus negativos. Também as expedições em 'snowmobile' são uma ótima alternativa de lazer - um misto de moto com jet-esqui é sempre diversão garantida.

Outra das atividades mais populares na Lapónia é o passeio com trenós puxados por cães husky. Foi com o auxílio desses animais que exploradores como Roald Amundsen chegaram aos pólos, no início do século 20.

A temperatura – de Inverno costuma roçar os 30 graus negativos – não é tão dissuasiva como à partida se poderia pensar. Ver uma paisagem em que o branco domina e chega a parecer irreal é extremamente compensador. Por fim, não se esqueça de ver as impressionantes luzes da aurora boreal.

Se tropeçar num Lapão dará logo por isso. Usam trajes coloridos, feitos à base de pele de rena, e têm uma simpatia invulgar.

Como ir?

Para chegar à Lapónia deve ir de Helsínquia para Rovaniemi, a melhor opção são as companhias áreas, sendo a Blu-1 a que tem mais voos.

Onde ficar hospedado?

A cadeia de hoteis Cumulus é uma boa opção, pela razoabilidade dos preços e pela qualidade das instalações e do serviço. As reservas podem ser efectuadas via internet. Mesmo numa cidade pequena, como Rovaniemi, a oferta hoteleira é abundante e, em geral, de muito boa qualidade. Para os mais aventureiros há ainda o Arctic Snow Hotel.

Quando viajar para Rovaniemi (Capital da Lapónia)

Para quem queira apreciar intensamente o frio e a neve polares, é sempre de optar pelo período de Inverno.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.