A falta de pedra e a abundância de argila vinda do rio que banha Toulouse são os motivos para, desde os romanos, esta cidade ter sido elevada em tons rosa-alaranjados trazidos pelas características do barro do Rio Garonne.

Há quem diga que é laranja. Há quem diga que é rosa. Mas rosa é certamente mais romântico e, por isso, a alcunha La Ville Rose assenta-lhe bem.

La Ville Rose
créditos: Mais Pra Lá

Para nós tanto faz. Nos dias de frio, refugiamo-nos das correntes de ar em ruas estreitas ou da chuva debaixo de varandas... ou então aproveitamos para visitar o interior do Capitólio, do Museu da cidade ou do Convento dos Jacobinos ali ao lado.

Mas quando o sol abre e reflete naquelas inúmeras paredes de tijolo dá vontade de pegar numa bicicleta e percorrer todas as ruas daquele centro histórico pitoresco ou aquela beira-rio tão jovial.

Então e o que há para fazer em Toulouse?

Vaguear pelas ruas da Ville Rose

Edifícios em tons de tijolo adornam as ruas de Toulouse e o brilho encantador das artérias principais intercala com ruelas transversais curiosas que nos chamam a vaguear por ali sem destino. O ambiente é tranquilo e, mesmo deixando-nos ao acaso, sentimo-nos seguros.

Espreitar os mercados

O Marché Victor Hugo é o maior e mais conhecido mercado coberto de Toulouse onde se encontra uma grande variedade de produtos típicos de França e em particular da região Occitânia… mas não só! De legumes a carnes, de queijos a peixe (e ostras, muitas!), de conservas a baguetes e croissants, e ainda o inesperado: de comida chinesa a uma mercearia portuguesa. Mas há mais para além deste! Desde mercados de velharias a mercados com sabores do mundo e falamos-te um pouco mais deles aqui.

Provar as iguarias da região

São muitas as tentadoras montras de croissants pelas ruas de Toulouse. Estando em França, não esperaríamos outra coisa. O que não contávamos era encontrar uma região de vinhas com uma vasta gama de vinhos locais. Não há por isso como não os provar… mais do que uma vez! Num desses momentos, um copo de branco acompanha a deliciosa Cassoulet ou então um cremoso Aligot.

 Visitar edifícios, museus e monumentos

A praça do Capitólio e o Capitólio em si, a Basílica de Saint-Sernin, a Catedral de Saint-Étienne e o Convento dos Jacobinos são apenas alguns dos locais de interesse que podes visitar em Toulouse. Se queres saber um pouco mais sobre cada um deles podes ler o nosso artigo “Visitar Toulouse, a Ville Rose do Sul de França” e saber mais ainda sobre a nossa experiência nesta cidade. A fundação Bemberg, o Museu de Toulouse e o Museu Georges Labit ou o Museu da Aviação, a fábrica da Airbus e a Cidade do Espaço poderão ser boas opções para amantes das artes, da história natural, do ar e do espaço.

CAPITOLIO
créditos: Mais Pra Lá

 Passear em parques e jardins

Não podemos deixar de recomendar em primeiro lugar o Jardim de Compans-Caffarelli cujo ex-libris é o Jardim Japonês localizado no seu interior. Não fará certamente jus àquilo que são os jardins no Japão, mas é irrefutável que este jardim, instalado no centro da atividade citadina de Toulouse, é realmente bonito e inesperado. Mas também o Jardim das Plantas, o Jardim Royal e o Jardim Grand Rond merecem uma visita.

Pedalar pelo Canal du Midi

São muitos os que percorrem em duas rodas os 240 quilómetros do Canal du Midi, o curso de água Património Mundial da UNESCO que liga Toulouse a Narponne, já no Mediterrâneo. Numa curta visita a Toulouse sugere-se espreitar os primeiros quilómetros deste Canal e, quem sabe, fique o desejo de descobrir os restantes mais tarde.

Canal du Midi
Mais pra Lá

Ficaste com vontade de visitar a Ville Rose? Então vê o nosso artigo “Visitar Toulouse, a Ville Rose do Sul de França” onde partilhamos ainda mais dicas para essa viagem com base na nossa experiência por lá.

Já agora, segue as nossas aventuras de viagem no nosso Instagram ou Facebook e passa no Blog Mais pra Lá para mais artigos e dicas de viagem.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.