Não é por acaso que Natal é conhecida como a Cidade do Sol. Praias abraçadas por dunas infinitas marcam a paisagem deste cantinho muito especial do Brasil, onde o calor está sempre presente. Os muito hospitaleiros natalenses, sobretudo os que nunca saíram da região, nem sabem o que é frio e vestir roupa quente. Daí adorarem ar-condicionado, porventura o eletrodoméstico de maior sucesso nestas bandas.

Praias de cortar a respiração

Natal: praia, sol, dunas e hospitalidade
créditos: Onesimo Santos/CC BY-SA 3.0

A cerca de 14 quilómetros do centro encontra-se uma das mais fabulosas praias do Nordeste brasileiro. Águas cristalinas e um areal de quatro quilómetros fazem da Ponta Negra um dos spots indispensáveis na sua passagem por Natal. Animação não falta por aqui, com vários quiosques sempre cheios à noite, sem esquecer bares e restaurantes. Entre uma água de coco e uma caipirinha, deixe-se deslumbrar pelo Morro do Careca, uma duna com 120 metros, rodeada de vegetação, que está entre os mais famosos cartões-postais de Natal.

Outro cenário deslumbrante espera por si na Praia do Forte. No bairro Santos Reis, a cinco quilómetros do centro da cidade, este local é famoso pelas suas águas calmas que formam irresistíveis piscinas naturais. Depois de muitos mergulhos, não deixe de visitar uma das principais atrações de Natal: a Fortaleza dos Reis Magos. Marco inicial da cidade, o antigo edifício militar em forma de estrela começou a ser construído a 6 de janeiro de 1598 – dia de Reis -, o que lhe valeu o nome.

Das aventuras nas dunas a um paraíso verdejante

Natal: praia, sol, dunas e hospitalidade
créditos: Jaime Dantas/Unsplash

Quem visita Natal tem de experimentar o passeio de buggy. O local perfeito para isso é a Praia de Genipabu. Sabia que estas dunas serviram de cenário a novelas como ‘Tieta do Agreste’ e ‘Clone’? Já que decidiu dar largas ao espírito de aventura, junte à agenda um passeio de dromedário, a aerobunda (descido sentado em modo slide) e a esquibunda (descida numa espécie de prancha de snowboard).

Faça uma pausa no modo aventura e respire fundo num dos maiores ex-libris da região. O Parque das Dunas oferece mais de 1100 hectares de vegetação, que podem ser vistos de praticamente toda a zona de Natal. A entrada principal situa-se no ‘Bosque dos Namorados’, que conta com diversas atrações como parques para crianças e uma grande variedade de fauna e flora. Quer saber tudo sobre este paraíso e os seus habitantes? A solução é apostar numa das caminhadas guiadas com percursos para todos os gostos.

Sabores nordestinos

Natal: praia, sol, dunas e hospitalidade
créditos: Victor Grigas/CC BY-SA 3.0

Praia, passeios de buggy e exploração. Não se admire se o apetite aumentar. E não podia estar em melhor sítio para se deliciar com os prazeres da mesa. A cozinha nordestina é rica em sabores, que resultam do encontro entre os acepipes indígenas e africanos. Um dos pratos a ter em muito boa conta é o bobó de camarão feito a partir de uma base de puré de mandioca. Para sobremesa peça uma cartola. Este doce típico do Nordeste mistura banana, açúcar, queijo e canela e é um dos mais amados na região.

Estes são apenas alguns dos muitos motivos para reservar já a sua viagem para Natal com a TAP. Para uns dias a dois ou em família, este paraíso nordestino espera por si com muito sol, praia e boa comida. Difícil será não querer voltar um dia.

Natal ida e volta desde 885€