Correr está na moda e 44% dos portugueses prefere fazê-lo em parques e locais ao ar livre, de acordo a Direção-Geral da Saúde.

Com isto em mente, a momondo, plataforma de reservas online, reuniu algumas das mais incríveis maratonas no mundo que o vão inspirar para a prática do running e incentivá-lo a aumentar a sua lista de provas de corrida.

Savana Africana, África do Sul

No caso de já ter sonhado em correr ‘ao lado’ de uma zebra, de um elefante ou de uma girafa, a Big Five Marathon, que acontece a 22 de junho de 2019, na Savana Africana, é a experiência perfeita para si.

África do Sul
África do Sul créditos: momondo

Podendo optar pela maratona clássica ou pela meia maratona, correrá pela Reserva Entabeni, perto de Joanesburgo, desfrutando do pano de fundo de planícies intermináveis em tons de verde e amarelo. No entanto, apesar das paisagens serem deslumbrantes e o ambiente ser de calma e descanso, desengane-se se acredita que a prova é fácil – a superfície é irregular, com pedras e buracos, muitas vezes acentuada, e o clima é seco.

Montes Ellsworth, Antártica

Rumo aos Montes Ellsworth, na Antártica, encontra a maratona que se realiza mais a sul do planeta e, certamente, uma das mais frias de sempre. Apesar de acontecer durante o verão antártico, no dia 13 de dezembro, as temperaturas chegam a rondar os -20ºC, recomendando-se o uso de três camadas de roupa que aqueçam e possibilitem o movimento, simultaneamente.

Para participar, terá de comprometer-se com o itinerário de quatro dias, começando com um voo de Punta Arenas, no Chile, no dia antes da corrida.

A cerca de 700m acima do nível do mar, a paisagem natural espera-se inesquecível, em tons de azul e branco, e promete momentos de verdadeira contemplação.

Desfiladeiro do Antílope, Arizona

A Antelope Canyon Ultra Marathon, sendo uma ultramaratona, foi pensada para maratonistas bem preparados, dispostos a ultrapassar todos os seus limites ao longo de cerca de 85km.

Realizada no Desfiladeiro do Antílope, em Arizona, a 9 de março de 2019, revela paisagens de cortar a respiração aos participantes, levando-os a passar por dois conhecidos marcos naturais, o Antelope Canyon e o Horseshoe Bend, no Rio do Colorado.

Para aproveitar a viagem a 100%, poderá visitar Phoenix, a aproximadamente 4 horas de carro, e observar os vestígios da cultura nativo-americana, nas ruínas do Pueblo de Wupatki, descobrir a Nação Navajo e fotografar o grandioso Monument Valley.

Santiago, Chile

Dia 7 de abril de 2019, todos os caminhos vão dar a Santiago, no Chile. A Maratón de Santiago possibilita-lhe correr pelas charmosas ruas da capital chilena, durante 42.195km ou 21.098km, conhecer a sua cultura e ver alguns dos encantos da cidade.

santiago do chile
santiago do chile créditos: momondo

Se tiver a oportunidade, fique em Santiago mais alguns dias e aproveite para provar as iguarias locais, passear pelas zonas vinícolas e explorar o centro histórico – há inúmeras praças, museus e mercados nos quais poderá carregar baterias, depois de participar na rigorosa maratona.

Muralha da China, China

Na grande Muralha da China realiza-se, a 18 de maio de 2019, a Great Wall Marathon, uma maratona exigente que o desafia a descer e subir 5.164 degraus, enquanto contempla paisagens incríveis, por diversas regiões chinesas.

Terá a oportunidade de correr 42.195km ao redor de muralhas, montanhas e rios, e de ser parabenizado, no final da prova, com o sorriso e aplauso dos habitantes das aldeias que atravessar.

Com o objetivo de chegar a todos e proporcionar a experiência aos menos aventureiros ou preparados, a organização preparou duas corridas de menor curso, com 21.1km e 8.5km, por isso, não há desculpas.

Para se inspirar para a corrida ou celebrar a sua finalização, aproveite para visitar Pequim, a 3 horas de distância. Passeie pelos movimentados hutongs, os bairros típicos da capital, espreite a Cidade Proibida e descubra os inúmeros encantos dos parques da cidade.