Foto: Stavrialena Gontzo@Unsplash

A sigla LGBTQIA+, com a adição de outras letras, vem do inglês e significa "Lesbian, Gay, Bisexual, Transgender, Queer, Intersex e Asexual". O termo surgiu originalmente de um movimento coletivo para combater a discriminação contra a orientação sexual e a identidade de género. Esta questão continua até hoje em alguns países onde a orientação sexual do mesmo sexo ainda é, por vezes, discriminada.

O Pride Month é caraterizado por muitas celebrações e eventos, dos quais as Marchas do Orgulho LGBTQIA+ são particularmente dignas de nota. Com base num estudo da Holidu, que pretende identificar as melhores cidades para a comunidade LGBTQIA+, sugerimos oito cidades para visitar este verão e celebrar o orgulho LGBTQIA+

Londres

Para a Holidu, a capital do Reino Unido é a cidade europeia mais amiga da comunidade LGBTQIA+. O grande desfile “Pride“ acontece no dia 02 de julho. Este ano, o evento celebra o seu 50.º aniversário no Reino Unido... Será que ainda vai a tempo de marcar uma viagem?

Berlim

Com mais de 60 bares dedicados à comunidade LGBTQ, a capital alemã tem um dos melhores desempenhos na Europa nesta categoria. O Christopher Street Day de Berlim, ou Berlin Pride Parade, terá lugar, este ano, a 23 de julho após uma pausa devido à pandemia. Este mês, já acontecem várias demonstrações de menor dimensão, festivais de rua e eventos.

Hamburgo

Com vários bares “LGBTQ“, Hamburgo mostra que as principais cidades alemãs são muito abertas à comunidade. A semana do  Pride deste ano acontece de 30 de julho a 07 de agosto -- o ponto alto é a manifestação do Christopher Street Day, a 06 de agosto.

Amesterdão

Tal como nas cidades anteriores, o número de bares onde as pessoas pertencentes à comunidade LGBTQ são recebidas de braços abertos é também impressionante. O Pride Amsterdam começa a 30 de julho e termina a 07 de agosto.

Paris

O Paris Pride ou ‘Marche des Fiertés LGBTQ‘ é celebrado a 25 de junho e tem tido lugar há mais de 40 anos. Este evento é o maior desfile do Orgulho em França e conta com a participação de cerca de 700.000 pessoas todos os anos.

Lisboa

Com mais de 65 bares LGBTQ, Lisboa é considerada uma das cidades mais receptivas à comunidade LGBTQ+ em todo o mundo e, a 25 de junho, na Praça do Comércio, realiza o Arraial Lisboa Pride.