A primeira vez que vemos imagens de Houtouwan, somos tentados a pensar que foram criadas por IA, tão incríveis são os cenários apresentados, mas a verdade é que esta vila é absolutamente real.
Porque foi abandonada?
Houtouwan já foi uma animada vila de pescadores, com um considerável número de habitantes e um próspero comércio. Porém, há cerca de 50 anos, o desenvolvimento da industria pesqueira com os seus barcos demasiado grandes para entrar na pequena marina de Houtouwan acabou com os tradicionais métodos de pesca e levou à ruína de muitas famílias que por gerações se haviam dedicado a esse ofício. A localização remota e o difícil acesso não ajudaram e sem ter trabalho, nem outro meio de sobrevivência, os habitantes de Houtouwan foram forçados a partir, deixando para trás as suas casas (algumas ainda mobiladas), edifícios públicos e lojas.
Gradualmente, a natureza apoderou-se do lugar, cobrindo ruas, paredes, escadas, telhados, portas e tudo mais que ali existia, com um tapete frondoso de vegetação rasteira e trepadeiras.
A fama
Esquecida durante décadas, Houtouwan ganhou popularidade e fama entre os chineses quando em 2015 uma série de fotografias da vila surgiram na Internet. As fotos eram tão espetaculares que imediatamente atraíram centenas de turistas, interessados em explorar aquela terra abandonada. A palavra espalhou-se e hoje são milhares, os que visitam Houtouwan.
Acomodações tipo bed and breakfast surgiram por toda a Ilha de Shengshan, para receber os turistas que agora tem de pagar uma taxa de entrada para caminhar pela vila (por um percurso pré-definido) e usufruir da vista panorâmica proporcionada por uma plataforma montada no local em 2017).
Como visitar
A partir de Xangai deve-se apanhar um autocarro no Centro de Turismo da Ponte Nanpu, até à Doca de Shenjiawan (1h30 de viagem) e depois apanhar o ferry que diariamente faz a ligação entre a China continental e a Ilha Gouqi — a ilha mais próxima de Shengshan.
O ferry parte às 9h25 e leva 3 horas e meia a chegar a Gougi. De Gougi até Houtouwan chega-se de táxi, atravessando a pequena ponte que conecta as ilhas.
É recomendado reservar os bilhetes de ferry com antecedência pois a disponibilidade é muito limitada.
Para mais inspiração e ideias para passeios, férias e fins de semana em Portugal e no mundo, espreitem o The Travellight World e minha página de Instagram
Comentários