O seu porto tem centenas de anos de história e o rio continua a ter um papel de relevo na cidade. Mas mesmo marcada pelo tempo, Hamburgo acompanhou o correr do relógio e é hoje uma metrópole contemporânea com tudo o que um visitante precisa para umas férias inesquecíveis

Landungsbrücken

Hamburgo: uma cidade à beira-rio
créditos: Khaled Ali/Unsplash

O rio de um lado, as lojas de souvenirs do outro bem acompanhadas por restaurantes com o melhor peixe do mar do Norte. Este é, resumidamente, o cenário deste spot imperdível de Hamburgo. Não se admire caso nem se lembre que está a caminhar sobre uma plataforma flutuante com 700 metros de comprimento. Construída para armazenar o carvão dos barcos a vapor, a Landungsbrücken foi sujeita a enormes obras devido a danos sofridos durante a II Guerra Mundial. Hoje, a plataforma de embarque é um dos maiores cartões-postais da cidade e merece bem uma visita. Experimente durante o final da tarde para apreciar as luzes do porto.

Rathaus

Hamburgo: uma cidade à beira-rio
créditos: Anthony Rosset/Unsplash

A câmara municipal é o grande símbolo de Hamburgo. O edifício neorrenascentista inaugurado em 1897 é o quinto a albergar a sede do governo, uma vez que os anteriores foram destruídos por guerras e o último pelo grande incêndio que fustigou a cidade em 1842. Aberto ao público, a Rathaus tem nada mais nada menos do que 647 compartimentos recheados de detalhes arquitetónicos e um pátio interior onde se encontra a Fonte da Deusa Hígia. Mercúrio era o deus original dos planos, em homenagem aos comerciantes, mas a epidemia de cólera de 1892 que matou mais de 8 mil habitantes, fez com que o monumento construído em 1896 acabasse por ser dedicado à deusa da saúde, limpeza e sanidade.

Elbphilharmonie

Hamburgo: uma cidade à beira-rio
créditos: Jonas Tebbe/Unsplash

Inaugurado em 2017, este fabuloso edifício envidraçado reina sobre o porto, inspirando qualquer fã de arquitetura que se preze. Da autoria do ateliê Herzog&Meuron, inclui diversas salas elogiadas pela sua acústica única. Com 108 metros de altura, a Elbphilarmonie é atualmente o edifício mais alto da cidade.

Mercado de Peixe

Hamburgo: uma cidade à beira-rio
créditos: Dietmar Rabich/CC BY-SA 4.0

Este espaço anima Hamburgo desde o início do século XVIII. Se estiver na cidade num domingo, faça uma visita e experiencie a atmosfera que aqui se vive entre as animadas bancas que vendem peixe, fruta, flores e lembranças. Muitas fotos depois, aproveite para uma merecida pausa num dos bares de Reeperbahn, a poucos minutos de distância.

Igreja de São Miguel

Hamburgo: uma cidade à beira-rio
créditos: Niklas Ohlrogge/Unsplash

Os alemães chamam-lhe carinhosamente Michel e é uma das mais belas igrejas barrocas do norte do país. O templo protestante destaca-se pela grande estátua de bronze do Arcanjo Gabriel a derrotar o Diabo, que se localiza por cima da porta principal. A ter em atenção é ainda a torre de 132 metros de altura coberta com cobre, que marca a linha do horizonte de Hamburgo e é desde sempre um ponto de referência para as embarcações que navegam no rio Elba.

Rio Alster

Hamburgo: uma cidade à beira-rio
créditos: Anatol Rurac/Unsplash

O Alster nasce a cerca de 25 quilómetros a norte de Hamburgo e desagua na margem norte do rio Elba. Desce em forma de canais por toda a cidade, formando dois grandes lagos no centro da cidade de Hamburgo. É comum ver-se os locais a desfrutar deste cenário quer de barco à vela, a remos, de canoa e até em cima de uma prancha de surf. As margens são ainda um dos locais preferidos para caminhar, correr ou simplesmente tomar um café numa esplanada. No verão, é ainda possível apanhar banhos de sol nas espreguiçadeiras aqui colocadas.

Hamburgo está à sua espera para um fim de semana ou umas férias mais prolongadas. Reserve a viagem com a TAP e deixe-se encantar por esta tão tradicional quanto contemporânea cidade alemã.