Há algo incrivelmente atraente num edifício fotografado à noite, algo que o torna memorável e vivo e que incentiva as pessoas a visitá-lo.

A Buildworld decidiu descobrir os sucessos da arquitetura: os edifícios ao redor do mundo que as pessoas têm maior probabilidade de fotografar à noite.

Para descobrir os edifícios que as pessoas adoram fotografar à noite, a Buildworld analisou dados de palavras-chave em mais de 10 milhões de fotos no Flickr. Os edifícios foram classificados com base no número de fotos marcadas com o nome do edifício e com a palavra-chave “noite” por 1.000 fotos desse edifício no site.

Por exemplo, o número de fotos noturnas da Torre Eiffel seria o número de resultados ao pesquisar “Noite da Torre Eiffel”. A equipa considerou os 6.000 edifícios mais populares em todo o mundo, conforme determinado por repetidas pesquisas no Google de países específicos, além da palavra-chave “edifícios famosos”.

O Markthal em Roterdão, nos Países Baixos, é o edifício que as pessoas mais gostam de fotografar à noite, com 370 fotografias em cada 1.000 tiradas à noite. Em Portugal, o local favorito para ser fotografado à noite é Praça do Comércio, em Lisboa.