O grande Templo de Kailasa (também conhecido como o Templo de Kailash ou Kailasanatha) está envolto no mistério de como foi construído. Os escultores terão começado no alto da rocha e foram esculpindo para baixo, num pedaço único de rocha, o que é espantoso, tendo em conta que esta obra arquitectónica foi construída há mais de 1300 anos. O templo tem 18 metros de altura e 60,69 metros de largura.

A entrada para o pátio do templo tem uma “gopura”, que é uma torre monumental. Logo depois, várias divindades revestem as paredes: à esquerda estão os seguidores de Shiva, e à direita estão os seguidores de Vishnu. Noutra escultura está representado Ravana - grão-rei de Lanca - a agitar a montanha Kailasa. A escultura é considerada uma das melhores peças de arte indiana.

Embora não existam registos, a construção do Templo de Kailasa é atribuída a Krishna I. Há quem defenda que o templo tenha sido construído em apenas 19 anos. No entanto, com base nos vários estilos arquitectónicos e esculturais distintos presentes no templo, combinados com o seu tamanho, alguns investigadores acreditam que foi construído ao longo de vários séculos.

Existem 32 templos nas Grutas de Ellora, numerados de acordo com sua idade. Os templos de 1 a 12 no lado sul são as cavernas budistas. Os templos 13 a 29 são as cavernas hindus e, no lado norte, os templos jainistas. O Templo de Kailasa é o número 16 e é dedicado à Shiva, um dos principais deuses da religião Hindu.