É tudo uma questão de crenças, mas não deixa de ser engraçado conhecer certas superstições associadas à má sorte. Todas as culturas têm as suas. O gato preto, passar por baixo de uma escada ou abrir o guarda-chuva dentro de casa são algumas das mais populares. Conheça outras a seguir.

1. Se colocar uma peça de roupa do avesso na Rússia e tiver alguém perto peça que lhe bata. Sim, isso mesmo, levar uma pancada de alguém vai diminuir as chances do azar causado por vestir uma roupa do avesso.

2. Se estiver a visitar a República Checa, o maior consumidor de cerveja per capita, não caia no erro de misturar cervejas de variedades diferentes no mesmo copo. Significa que terá azar.

3. Em alguns países da América Latina, a terça-feira é encarada como um dia de azar, pior do que a sexta-feira 13. Há até um ditado que diz: “En martes, ni te cases, ni te embarques, ni de tu casa te apartes” (na terça-feira, não te cases, não viajes, nem deixes a tua casa).

4. Na Coreia do Sul é proibido sacudir as pernas. Diz-se que ao mexer as pernas de forma enérgica, a riqueza e a sorte caem.

5. Se fumar, não acenda um cigarro a partir de uma vela. Significa azar para os marinheiros, em algumas partes da Europa.

6. Em Itália, não ponha o pão de cabeça para baixo na cesta ou na mesa pois é considerado má sorte.

7. E na Suécia, não ponha as chaves em cima da mesa. É sinal de azar.

8. No Azerbaijão, entornar sal ou pimenta é sinal de azar e de que um conflito irá começar. Para amenizar, a solução é colocar açúcar por cima e esperar até que seja limpo.

9. Na Turquia, a má sorte aparece a quem beber água onde a lua cheia está refletida.

10. Na Sérvia não se deve elogiar recém-nascidos, pois irá trazer azar. O correto é dizer que o recém-nascido é feio.

11. Em alguns países asiáticos, cortar as unhas à noite vai trazer azar.

12. Já em alguns países do médio-oriente, abrir tesouras e não cortar nada é sinal de má sorte.

13. Na Alemanha, está expressamente proibido desejar os parabéns a alguém antes data. Já sabem o que significa, não é?

Conhecem mais superstições mirabolantes? Partilhem connosco no espaço de comentários.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.