Viajar e ir de férias ainda pode causar muitos pontos de interrogação, já que os números e a situação face à COVID-19 mudam diariamente por toda a Europa e não só. Mas há destinos onde ainda é possível considerar marcar férias, se tiver em conta algumas regras. E Portugal faz parte da lista.

Matthew Keezer, especialista de viagens canadiano, disse ao Euronews que devemos procurar por destinos que se mantiveram estáveis durante a pandemia, em vez de lugares populares. Ou seja, o seu foco deve ser em destinos onde os hospitais nunca estiveram sobrelotados e onde as restrições não são drásticas.

E que destinos são esses?

1. Madeira, Portugal

Madeira
Madeira Porto Moniz. Madeira créditos: Unsplash

Foi considerado pelo Europe's Best Destination como o destino mais seguro da Europa para viajar. Apesar de Portugal ter atravessado muito recentemente uma onda considerável de casos, a ilha da Madeira tem atualmente uma das taxas mais baixas de casos ativos na Europa.

E para os que pensam conciliar trabalho com férias, a ilha criou recentemente a primeira aldeia nómada digital da Europa.

2. Monte Carlo, Mónaco

Mónaco
Mónaco Monte Carlo, Mónaco créditos: Unsplash

Esta região teve 21 mortes e um total de 1.787 casos desde o início da pandemia. Atualmente, há um recolher obrigatório entre as 19h e as 6h. No entanto, pode desfrutar da praia durante o dia ou dos casinos.

3. Martinica, Pequenas Antilhas

Martinica
Martinica Martinica créditos: Unsplash

Com 6.000 casos e 45 mortes no total, o destino foi dos menos atingidos pela pandemia. No entanto, para entrar na ilha todos os maiores de 11 anos devem apresentar um teste PCR negativo à chegada.

Pense nas praias e nas temperaturas de verão, nas caminhadas, nadar com tartarugas entre outras atividades disponíveis aos visitantes.

4. Asos, Ilha de Cefalónia, Grécia

Asos, Ilha Kefalonia, Grécia
Asos, Ilha Kefalonia, Grécia Asos, Ilha Kefalonia, Grécia créditos: Unsplash

A vila de pescadores Asos (ou Assos) tem uma taxa de mortalidade quatro vezes inferior quando comparada a outros países da Europa. Se na altura da viagem já tiver um certificado de vacinação COVID-19, então não há restrições a seguir.

Uma pérola desta ilha a não perder, além das praias paradisíacas, como a que mostramos na foto de destaque deste artigo: a Caverna Melissani, um dos tesouros naturais da Grécia.

5. Taiti, Polinésia Francesa

Taiti, Polinésia Francesa
Taiti, Polinésia Francesa Taiti, Polinésia Francesa créditos: Pixabay

O Taiti tem três vezes menos mortes por milhão de habitantes do que a França. Em toda a Polinésia Francesa, houve 18.299 casos do vírus e 136 mortes. No entanto, um teste negativo à COVID 19 é obrigatório antes de embarcar. Mas valerá a pena para desfrutar da beleza natural da ilha, assim como das suas águas cristalinas e gastronomia.

Nunca é demais lembrar, antes de pensar em marcar férias a segurança deve estar sempre em primeiro lugar. Consulte os sites dos governos locais para se informar não só quanto à situação atual do destino face à pandemia, assim como as regras a seguir caso pretenda visitar.