Numa altura em que muitos viajantes olham para o mapa-mundo em busca de novos destinos de viagens, será bom conhecer os países que tiveram a sorte de não serem assolados pela COVID-19.
Mas isso existe? Perguntarão muitos viajantes. Sim, mas não são destinos fáceis de chegar – a maioria são países insulares remotos – e dois deles levantam algumas dúvidas se realmente registaram zero casos.
No entanto, depois de ver as fotos, vai ficar, com certeza, com vontade de fugir para alguns destes paraísos “COVID free”. Mas atenção: não é por não terem registado casos que não impuseram medidas de combate ao vírus, como restrições de viagens e quarentenas obrigatórias.
Descubra a seguir os países e territórios que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), não registaram nenhum caso de COVID-19 desde o início da pandemia.
Tuvalu
Localizada entre o Havai e a Austrália, esta nação insular do Pacífico tem uma população de cerca de 11 mil habitantes, distribuída por nove ilhas e atóis. O país protegeu-se da COVID-19 encerrando fronteiras e impondo quarentenas em alguns casos.
Tonga
Neste país insular da Oceânia o coronavírus foi deixado de fora através da restrição de cruzeiros logo no início da pandemia, aeroportos encerrados e um confinamento nacional. Assim, este arquipélago composto por 172 ilhas, das quais apenas 36 são habitadas, ainda se mantém livre da COVID-19.
Samoa
Mais um estado insular da Polinésia, que tem como vizinhos Tonga e Tuvalu, e que não registou casos de coronavírus. As viagens ao país foram proibidas, salvo algumas exceções.
Palau
Continuamos a “navegar” pelas ilhas do Pacífico e chegamos ao Palau, mais uma nação “COVID free”. Este país insular da Micronésia manteve-se longe da pandemia através das suspensão de todos os voos comerciais, adotando, depois, quarentenas obrigatórias.
Niue
É uma das maiores ilhas de coral do mundo, fica na Oceânia e a população é de pouco mais de dois mil habitantes. Ainda assim, recebeu apoio da Nova Zelândia para conseguir deixar a COVID-19 “fora de portas”.
Nauru
É o terceiro país mais pequeno do mundo e o menor país insular do mundo. O tamanho importa na hora de conter o coronavírus e esta nação da Oceânia impôs restrições de viagens às ilhas vizinhas para conseguir ficar livre da COVID-19.
Kiribati
Vizinho de Nauru, este país insular do Pacífico é o primeiro a receber o ano novo devido ao fuso horário. No que toca ao coronavírus, optou por instituir restrições de viagens que também não são muito frequentes para esta nação remota.
Estados Federados da Micronésia
Esta nação insular é composta por cerca de 607 ilhas com pouco mais de 112 mil habitantes. Apesar de ter reportado zero casos de COVID-19 durante a pandemia, o país recebeu apoios da China, do Japão e dos EUA, de acordo com a OMS.
Ilhas Cook
Mais um pequeno paraíso insular do Pacífico, este vizinho da Nova Zelândia mantém-se “COVID free” através da imposição de quarentena à entrada, tendo também banido barcos recreativos e cruzeiros nos seus portos.
Turcomenistão
Num dos países mais fechados do mundo, o líder do Turcomenistão baniu, em abril de 2020, a palavra coronavírus do vocabulário oficial, proibiu o uso de máscaras e que os cidadãos falassem sobre a COVID-19. Existem dúvidas se realmente não se registaram casos nesta nação da Ásia Central. Ainda assim, o país fechou fronteiras, encerrou escolas e desinfetou espaços públicos, mas não foi por causa do coronavírus…
Coreia do Norte
O segundo país desta lista que não é uma ilha, sendo também uma das nações mais fechadas e repressivas do mundo. Aqui, mais uma vez, levantam-se muitas suspeitas do número de zero casos, apesar dos esforços surreais de Kim Jong-un para passar a mensagem de que o coronavírus não conseguiu ultrapassar as fronteiras com a China e com a Coreia do Sul.
Territórios ultramarinos
Samoa Americana (Oceânia), Ilhas Picárnia (Polinésia), Toquelau (Polinésia) e Santa Helena (Atlântico Sul) são quatro territórios insulares que se mantém sem registos de casos de COVID-19.
Comentários