Situada em West Midlands, a cidade deu origem ao râguebi em 1823, quando William Webb Ellis, um aluno da Rugby School, durante um jogo de futebol, pegou na bola e começou a correr com ela dando origem a um novo desporto mundial.

Hoje, os visitantes da cidade reúnem-se para ver a estátua de William Webb Ellis caminhando com a bola na mão (que também deu o seu nome ao troféu do Campeonato do Mundo), localizada do lado de fora da escola, onde foi criado o jogo. Foi também na Rugby School que nasceu a bola de râguebi, o uniforme e o boné usados pelos jogadores. A cidade também acolhe o World Rugby Hall of Fame.

Perfeita para os entusiastas do desporto, esta tradicional cidade mercantil britânica oferece muito mais do que râguebi: pubs locais que oferecem diversos tipos de cerveja, cafés, restaurantes e todo um património que se estende para além do jogo.

Há também fantásticas boutiques e algumas belas paisagens e canais ao redor da cidade. Comemore o Campeonato do Mundo de Râguebi, descubra a história e a herança do jogo e explore uma das fascinantes culturas britânicas com estas dicas para um itinerário de dois dias em Rugby.

Onde ficar

Faça o check-in no histórico Brownsover Hall Hotel, uma mansão gótica vitoriana. Hoje, o hotel oferece muitas das características originais misturadas com a elegância intemporal do século XIX. Em alternativa, dirija-se ao The Rugby Hotel, uma antiga casa georgiana do século XVIII situada no centro da cidade, ao lado da Rugby School, e de alguns dos melhores bares e restaurantes da cidade.

Se preferir alojamento do tipo B&B, há uma série de opções em algumas das aldeias encantadoras ao redor da cidade, como Lawford Hill Farm, uma casa dentro de uma quinta tradicional. E porque a região está cercada de canais, porque não ficar dentro de água? Explore os barcos de Willow Wren, para uma acomodação diferente.

Dia 1

Explore a história do râguebi

Os fãs do râguebi podem inspirar-se numa visita ao World Rugby Hall of Fame. Se for num fim de semana, dirija-se ao Centro de Visitantes de Rugby, no mesmo edifício, para comprar o Passe de Fim de Semana de Rugby. O passe é um bilhete único de quatro dias que dá acesso ao World Rugby Hall of Fame e à Escola de Rugby, combinado com outras experiências únicas na cidade. Acima do Centro de Visitantes, encontra-se o World Rugby Hall of Fame. Passe uma hora fascinante, ou mais, numa viagem inspiradora através do tempo usando a mais recente tecnologia de touchscreen HD e descubra a história do jogo, desde as suas origens humildes até à atualidade.

rugby school
Rugby School créditos: Wikipedia

Faça um passeio desportivo

Faça uma tour de património desportivo com um dos guias da cidade de Rugby. Saiba mais sobre a história do jogo e como ela se desenvolveu, antes de terminar com uma visita ao Museu Webb Ellis Rugby Football, onde o troféu Webb Ellis original está em exibição no meio de uma série de fascinantes recordações alusivas ao desporto. Os visitantes podem ainda aprender a costurar e fazer a sua própria bola de râguebi em couro.

Saboreie um passeio no parque

Dê um passeio até ao premiado Caldecott Park de Rugby e desfrute de um almoço no antigo Tool Shed Cafe, para uma excelente comida local rodeada por bonitos jardins.

Faça uma tour pela Rugby School

A Rugby School ainda funciona como uma das escolas públicas mais exclusivas da Grã-Bretanha. Abre as suas portas a um sábado à tarde para visitantes que querem aprender mais sobre a história da escola. Mas não se trata apenas do jogo de râguebi - fundada em 1567, a escola tem um charme do velho mundo ao lado de uma arquitetura espetacular e vitrais.

galeria de arte e museu Rugby
Galeria de arte e Museu Rugby créditos: Wikipedia

Descubra a história da arte local

Dirija-se ao Rugby Art Gallery & Museum para visitar a mais recente exposição da galeria de arte e a coleção de história social e arqueológica do museu. Navegue pelas coleções e, no final, entre no Maia Café para desfrutar de um bolo.

Experimente um bom jantar local

Desfrute de um cocktail e jantar no Café Vin Cinq. O restaurante é especializado em pratos preparados na hora, utilizando ingredientes sazonais e fornecidos localmente.

Dia 2

Tenha uma experiência local

Além do desporto, Rugby é conhecida pelos seus pubs. Apenas no centro da cidade, existem 17 bares que servem as mais variadas cervejas, além de uma oferta gastronómica local. O The Merchants Inn é um pub famoso na cidade e premiado várias vezes como o melhor local para assistir a jogos de râguebi. O The Seven Stars é outro dos mais recomendados.

Desfrute da natureza

Ideal para os amantes do ar livre, o reservatório de Draycote oferece atividades como ciclismo, caminhadas, pesca, desportos aquáticos e observação de pássaros, para citar apenas alguns. Ou faça um piquenique e explore o belo Canal North Oxford.

Cultura

O teatro de Ruygby acolhe o teatro amador na cidade. Há espetáculos infantis, ópera, palestras e produções teatrais. Alternativamente, o recém-inaugurado Macready Theater da Rugby School apresenta alguns espectáculos profissionais.

rugby
Rugby, centro da cidade créditos: Wikipedia

Como chegar a Rugby

Rugby encontra-se na região de Midlands e fica a uma hora de comboio ou a duas horas de carro, a partir de Londres.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.