Grande parte da região norte do País de Gales é coberta pelo Parque Nacional de Snowdonia, famoso entre alpinistas e turistas que procuram o trilho que os leva até ao monte mais alto do país, o Snowdon.

É também onde se encontram algumas das mais belas fortalezas do país, os famosos castelos de Edward I. Atrações históricas de lado, o turismo de aventura também tem vindo a crescer de dia para dia, e foi um dos fatores que o colocou como destino de viagem para 2017.

Venha descobrir o que esta região tem para lhe oferecer.

Turismo de Aventura
O slide mais rápido do mundo, trampolins dentro de uma caverna e surf estão entre as atrações inauguradas recentemente no norte do país. A empresa Zip World possui 4 pontos de slide diferentes na região, sendo Penrhyn Quarry o mais rápido do mundo e o mais longo da Europa. O slide de Titan é o primeiro a permitir que um grupo de quatro pessoas deslize ao mesmo tempo.

Conheça o norte do País de Gales, um dos destinos recomendados para 2017
Bounce Below créditos: Visit Britain

Já a atração Bounce Below montou uma rede de trampolins gigantes dentro de uma antiga mina de extração de ardósia em Blaenau Festiniog. Tornou-se numa atração diferente e divertida, principalmente por contar com diferentes níveis que servem a família inteira - desde os mais básicos, para crianças a partir dos 7 anos.

O surf já era prática antiga nas praias do norte, tanto na ilha de Anglesey quanto na Península de Llyn, mas foi reforçado com a chegada da piscina artificial Surf Snowdonia, inaugurada em 2015. Criado a partir do lago de uma antiga fábrica de alumínio, o Surf Snowdonia contrasta muito bem com as montanhas, no vale de Conwy, e oferece alojamento confortável (estilo glamping) para quem quiser se hospedar.

Conheça o norte do País de Gales, um dos destinos recomendados para 2017
Surf Snowdonia créditos: Visit Britain

Passeios Clássicos
Antes da aventura, é recomendado alguns dos clássicos da região. O passeio mais popular é a rota dos castelos de Edward I, que passa pelas fortalezas medievais de Conwy, Caernarfon, Beaumaris e Harlech. Entre um e outro há uma série de vilas históricas, baías e belas paisagens.

Conheça o norte do País de Gales, um dos destinos recomendados para 2017
Rota do comboio créditos: Visit Britain

Para uma combinação perfeita, alie à rota dos castelos a rota do comboio. As linhas Festiniog & Welsh Highland Railways ligam as cidades de Caernarfon e Blaenau Ffestiniog, passando por lugares incríveis e vilas famosas, como Portmeirion. Outra rota popular de comboio é a subida até o topo da montanha Snowdon - a segunda mais alta do país. Enquanto o trilho a pé leva em média 6 horas, o Snowdon Mountain Railway faz o trajeto em apenas 1 hora, saindo de Llanberis. Para este passeio é necessário programar com antecedência, pois só estão disponíveis 34 lugares, com partidas três vezes por dia. De maio a outubro o comboio faz todo o trajeto até ao centro de visitantes construído no cume da montanha; De março a maio o comboio vai só até Clogwyn e é necessário subir a pé o restante percurso (cerca de 1 hora). De novembro a fevereiro o comboio, que é de 1896, não está a funcionar.

Conheça o norte do País de Gales, um dos destinos recomendados para 2017
Castelo de Conwy créditos: Visit Britain

Vale a pena lembrar que o Parque Nacional de Snowdonia foi classificado como Dark Skies Reserve, ou seja, o céu noturno está entre os melhores do mundo para observação de estrelas.

Gastronomia
A culinária galesa foi outro ponto forte considerado pela Lonely Planet. Já existe atualmente um movimento de turistas à procura das experiências gastronómicas que o país oferece. Apesar da influência dos países vizinhos, Gales manteve a sua identidade e desenvolveu bem os ingredientes que tinha à sua disposição, como a carne de carneiro, cordeiro, peixes, frutos do mar e o alho compõem os pratos mais famosos.

Conheça o norte do País de Gales, um dos destinos recomendados para 2017
Welsh Cakes créditos: Visit Britain

Na região norte é possível encontrar delícias locais e pratos típicos, como o Welsh Rarebit (um tipo de torrada com queijo especial), biscoitos, welsh cakes, queijos e salsichas artesanais. Há também muitos festivais gastronómicos, como estas 10 sugestões.

Fonte: Visit Britain

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.