Nem todos os destinos se caracterizam por cheirar bem. Há lugares em que os cheiros fortes e desagradáveis são uma constante. Contudo, há outros que, devido a uma conjugação de fatores, conseguem transmitir aromas agradáveis.

Através da análise de vários critérios, a equipa de uma empresa de vaporizadores fez uma análise às cidades que guardam os melhores aromas.

O que foi levado em consideração? A classificação no Índice de Desempenho Ambiental (EPI na sigla inglesa) que mede a limpeza das cidades, o número de padarias, perfumarias e floristas em cada cidade.

Com estes critérios reunidos, a Haypp chegou ao seguinte top 5.

1. Atenas, Grécia

No primeiro lugar, com uma pontuação de cheiro de 8,3 em 10, está Atenas, na Grécia, assumindo-se como a cidade mais cheirosa do mundo.

Conhecida pelos mercados de rua e cultura gastronómica, o aroma de produtos frescos, ervas e cozinha tradicional grega permeia o ar ateniense, criando uma experiência de aroma inesquecível.

Atenas, Grécia
Atenas, Grécia Ruas de Atenas créditos: Unsplash

Apesar de ser a menor cidade entre as cinco melhores, Atenas possui 31 padarias por 10 quilómetros quadrados.

As 31 floristas e 22 perfumarias de Atenas por 10 quilómetros quadrados, combinadas com uma pontuação de 56,2 no EPI, ajudam-na a conquistar o primeiro lugar.

2. Paris, França

A cultura francesa privilegia a estética e a apreciação dos sentidos, incluindo o olfato, por isso não é surpresa que Paris, França, fique em segundo lugar com uma pontuação de 8,15 em 10.

Paris tem uma rica história na indústria de fragrâncias de luxo. A cidade abriga renomadas casas de perfumes, com 11,6 perfumarias por 10 quilómetros quadrados.

Paris, França
Paris, França Esplanada em Paris créditos: Unsplash

Os parisienses também têm uma forte cultura de café e pastelaria. Os aromas convidativos do café acabado de fazer e dos bolos a sair do forno podem ser sentidos nas 11,4 padarias da cidade por 10 quilómetros quadrados. A pontuação do EPI é de 62,5 para limpeza geral.

3. Zurique, Suíça

Zurique, na Suíça, ocupa o terceiro lugar com uma pontuação de cheiro de 8,1 em 10. A proximidade da cidade com os Alpes significa que lá irá sentir o ar fresco e limpo das montanhas.

Zurique também é conhecida pelos seus altos padrões de limpeza geral: ruas, espaços públicos e sistemas de transporte são cuidadosamente mantidos.

Zurique, Suíça
Zurique, Suíça Vista geral de Zurique créditos: Unsplash

Com 12,4 padarias e 9 perfumarias por 10 quilómetros quadrados, além de uma pontuação EPI de limpeza de 66, Zurique encarna verdadeiramente a expressão "ar puro dos Alpes".

4. Dublin, Irlanda

Em quarto lugar está a cidade de Dublin, na Irlanda, graças a uma pontuação geral de 7,9 em 10.

A cidade é adornada com flores coloridas, especialmente durante os meses de primavera e verão, e com 10,4 floristas e padarias por quilometro quadrado, é um verdadeiro bouquet para os sentidos.

Dublin também é famosa pela cultura de pubs; o aroma de malte da cerveja, combinado com o cheiro da tradicional da comida de pub irlandês, contribui para o charme da cidade.

Dublin, Irlanda
Dublin, Irlanda O famoso pub Temple Bar em Dublin créditos: Unsplash

Uma pontuação EPI de limpeza de 57 ajuda a cimentar Dublin como uma das cidades mais cheirosas do mundo.

5. Luxemburgo, Luxemburgo

A capital do Luxemburgo garantiu o quinto lugar no ranking, graças a uma pontuação de cheiro de 7,8 em 10.

A cidade do Luxemburgo é reconhecida pelos parques bem conservados e espaços verdes, o que melhora a qualidade do ar.

Luxemburgo
Luxemburgo A moldura verde da cidade do Luxemburgo créditos: Unsplash

Potenciando o aroma agradável da cidade estão 9 perfumarias e 8 padarias por 10 quilómetros quadrados. Luxemburgo também detém a maior pontuação EPI de limpeza (72) de todas as cidades entre as cinco primeiras.

Portugal fora do top 30

A análise foi alargada a mais cidades, revelando um top 30 que pode ser consultado aqui (em inglês).

A fechar o top 10 estão Nicósia, Copenhaga, Bucareste, Valeta e Amesterdão. A maioria das cidades do top 30 encontram-se na Europa, mas Portugal não conseguiu marcar presença neste ranking.