Durante os meses de verão, a capital da República Checa tem muito para oferecer a quem a visita, por isso, se ainda não marcou as suas férias, espreite os excelentes preços dos voos para Praga da TAP e marque já a sua viagem.

Descubra aqui algumas das melhores coisas para fazer em Praga, em agosto.

FESTIVAIS DE MÚSICA E DANÇA

O verão é uma época do ano recheada de eventos ao ar livre. Existem inúmeros festivais de música, dentro e fora de Praga, no mês de agosto. De entre os mais importantes estão o Festival de Óperas Italianas (antigo Festival Verdi) realizado na Ópera Estatal de Praga, que começa em agosto e continua até setembro; o Festival Internacional de Órgãos, que acolhe na Basílica de São Tiago — localizada na histórica Praça da Cidade Velha de Praga — organistas de todo o mundo; e a Semana de Dança Folclórica, que tem como protagonistas os alunos da Dvorana, uma famosa escola de dança de Praga.

Praga
créditos: PxHere

BOHEMIA JAZZ FEST

A tradição dos festivais de jazz é antiga na cidade e o primeiro evento do género realizou-se em 1964. O Bohemia Jazz Fest é um evento gratuito que acontece durante dois dias (à tarde e à noite) no Centro Histórico de Praga — uma área protegida pela UNESCO como Património da Humanidade. Enquanto estiver por lá, não deixe de visitar os edifícios góticos, renascentistas e medievais e o famoso Relógio Astronómico, que se pensa ter mais de 600 anos.

FESTIVAL WALLENSTEIN 

Realizado na cidade de Cheb, a duas horas de Praga, o evento designado por Wallensteinfestspiele é um dos inúmeros festivais que celebra a cultura checa durante o verão. Tem lugar em agosto e homenageia o duque Albrecht von Wallenstein e o seu importante papel na Guerra dos Trinta Anos.

Durante o evento são reconstituídas cenas de batalhas históricas e são apresentados desfiles, teatro, música, dança e fogos de artifício.

Praga
créditos: PxHere

CASTELO DE PRAGA

Agosto também é um bom mês para visitar locais históricos e monumentos nacionais como o Castelo de Praga.

Datado do século IX, o castelo está classificado como Património Mundial da UNESCO e é uma das atrações mais populares da cidade. Acompanhe uma das muitas visitas guiadas (diurnas e noturnas) ao local e descubra a sua história. O Guinness Book of Records afirma que este é o maior castelo do mundo, por isso reserve algumas horas para o visitar e apreciar com calma todos os estilos arquitetónicos visíveis no complexo.

O Castelo de Praga está muito longe da ideia comum de um castelo medieval com aspeto fortificado. A sua originalidade reside no facto de ser composto por um conjunto de belos palácios e edifícios conectados por pequenas vielas. Foi, durante muitos anos, a residência dos Reis de Boémia, mas em 1918 transformou-se na residência oficial do presidente da República Checa.

Quando visitar o Castelo não perca a Catedral de São Vito. Símbolo de Praga e de todo o país, a Catedral possui uma importante história e um notável valor artístico. Preste igualmente atenção à Torre Daliborka, à Torre Negra e à Torre Branca (todas antigas prisões) e visite o Antigo Palácio Real, edifício datado do século IX que sofreu importantes mudanças até se tornar no impressionante monumento que atualmente se vê;

A Basílica e Convento de São Jorge, que hoje abriga a coleção de arte boémia do século XIX da Galeria Nacional de Praga, a Torre da Pólvora, onde funcionava o laboratório dos alquimistas do rei Rodolfo II e a pequena Rua do Ouro, são outros destaques do Castelo.

A Rua do Ouro é um excelente lugar para fotografar. É ladeada por pitorescas e coloridas casinhas, que atualmente são lojas de artesanato, mas que no passado abrigaram os melhores ourives da cidade.

Praga
créditos: The Travellight World

ŽLUTÉ LÁZNĚ

Depois de conhecer a histórica Cidade Velha, apanhe um elétrico em Staromestska e vá até Dvorce (viagem de 10 minutos). Nas proximidades, encontrará o Žluté lázně, um parque à beira rio, onde pode relaxar, apanhar sol, saborear cerveja a preços razoáveis e jogar vólei ou pingue-pongue. Quase não há turistas, por isso vai poder sentir-se como um habitante local.

Este é definitivamente um dos melhores lugares da cidade para aproveitar um dia quente de verão.

CRUZEIRO NO RIO VLTAVA

Entre no barco e conheça Praga de uma perspetiva diferente. Veja as pontes que atravessam o rio Vltava e delicie-se com a brisa suave que ajuda a minimizar o calor de agosto.

Há muitos operadores turísticos que realizam este passeio, por isso compare bem os preços antes de decidir qual vai escolher.

Praga
créditos: The Travellight World

CASTELO DE KARLSTEJN

Andar de bicicleta é uma das atividades preferidas dos checos durante o verão e um dos melhores lugares para o fazer é ao longo de uma ciclovia que conduz até ao Castelo de Karlstejn, a antiga residência de Charles IV — o rei responsável por todas as belezas góticas que Praga oferece aos visitantes.
Não deixe de visitar a famosa capela da Santa Cruz, que faz parte do tour do Castelo de Karlstejn. Ela só pode ser vista durante o verão, desde que reserve com antecedência.

Se ficar cansado e não lhe apetecer voltar de bicicleta para o centro da cidade, apanhe um comboio. Os caminhos de ferro checos oferecem um serviço frequente e bastante confortável.

Praga desde 82€