Foto: Villa Epecuén, Argentina/Booking.com

Muitas cidades-fantasma têm associações sinistras, outras histórias trágicas e algumas simplesmente não servem mais um propósito. Estes locais abandonados são o destino perfeito para a próxima geração de viajantes ousados.

Conheça 5 cidades-fantasma com uma atmosfera única.

Villa Epecuén, Argentina

Bem-vindo à Villa Epecuén (na foto deste artigo) - também conhecida como a cidade que se afogou. O que costumava ser um refúgio turístico popular, a cidade foi varrida do mapa em 1985 quando uma barragem próxima desmoronou e inundou a zona, submergindo completamente a Villa Epecuén.

Durante 25 anos ficou submersa até que as águas começaram a recuar, deixando uma cidade devastada. Outrora hotéis opulentos hoje estão vazios, carros enferrujados, árvores petrificadas e prédios em ruínas podem ser encontrados em cada esquina.

Só resta um morador nesta cidade, Pablo Novak, que até inspirou um documentário que explorou a sua vida. Foi chamado do homem mais solitário do mundo e uma visita a este cenário pós-apocalíptico explicará rapidamente o porquê. Faça uma visita guiada a este mundo árido e fique no Epecuen Hotel & Spa Termal.

Humberstone, Chile

Uma antiga cidade mineira no inóspito deserto de Atacama, Humberstone recebeu o nome de um engenheiro químico britânico que conseguiu escavar no deserto por salitre, que era então usado para fertilizantes (a maior exportação do Chile durante o século XIX).

Um bloqueio neste comércio durante a Primeira Guerra Mundial levou ao completo abandono da cidade em 1960. Agora, é uma das cidades fantasmas mais bem preservadas do país e Património Mundial da UNESCO. É o lar de estruturas esqueléticas enferrujadas, envoltas em plumas de poeira, de teatros com algumas características originais e de uma piscina feita de casco de um navio.

Faça uma viagem de autocarro ou carro a partir da cidade costeira chilena de Iquique e explore uma das histórias menos conhecidas do Chile. Fique na praia de Cavancha, em Iquique, no Hotel Baquedano Boulevard.

Humberstone, Chile
Humberstone, Chile créditos: Booking.com

Real de Catorce, México

Embora alguns habitantes permaneçam, o Real de Catorce tem uma inegável estranheza. Localizada na cordilheira de Sierra de Catorce, ganhou reputação fantasmagórica quando os preços da prata desceram abruptamente depois de 1900 e a maioria da população fugiu para outros lugares.

O que acrescenta à sua atmosfera bastante assombrada é a estrada para a cidade (só existe uma) e o túnel Ogarrio, com 2,4 km de comprimento, é sombrio, e só pode acomodar veículos que viajam numa direção.

Quando chegar à cidade, suba pelas ruas sinuosas e faça um passeio a cavalo até à encosta, onde encontrará as antigas casas dos mineiros e pode até explorar os poços da mina. Durma acima do solo na Casa Curtos.

Real de Catorce, México
Real de Catorce, México créditos: Booking.com

Kolmanskop, Namíbia

Kolmanskop é uma das cidades fantasmas mais conhecidas da Namíbia. No início de 1900, os mineiros alemães chegaram à procura de diamantes, mas abandonaram a cidade nos anos 50, quando os campos de diamantes começaram a esgotar. Deixaram para trás edifícios inspirados na arquitetura alemã que agora estão cheios de montes de areia enquanto o deserto consome a cidade inteira.

É uma visão cativante e alguns prédios ainda estão em boas condições para entrar. Faça a viagem a partir da cidade vizinha de Lüderitz e da The Cormorant House, apenas a 15 minutos de carro.

Kolmanskop, Namíbia
Kolmanskop, Namíbia créditos: Booking.com

Bodie, EUA

Em 1879, Bodie era uma cidade em expansão de mineração de ouro. Tinha uma atmosfera vibrante, uma rua com mais de 60 bares e alguns milhares de moradores, a maioria conhecida por lutas e tiroteios (supostamente, todas as manhãs os habitantes da cidade perguntavam se alguém havia sido morto na noite anterior).

No entanto, uma década depois, as minas começaram a escassear em recursos e a cidade foi completamente abandonada. Desde então, Bodie tem sido bem preservada e recebeu o status de National Historic Landmark na Califórnia. Há um charme do Velho Oeste que permanece aqui.

O Virginia Creek Settlement é um local próximo para ficar, a apenas 30 minutos de carro de Bodie.

Bodie, EUA
Bodie, EUA créditos: Booking.com

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.