Existem milhares de cascatas por este mundo fora, cada uma com as suas particularidades e beleza. As que vamos apresentar a seguir têm algo de único: as suas águas têm caminho quase direto para o mar, ao contrário da maioria das cascatas que, primeiro, desaguam num curso de água doce, quer seja um rio ou ribeira.
Embarque nesta viagem inspiradora na galeria de fotos a seguir e descubra algumas das mais belas cascatas que desaguam no mar.
Cascata del Ézaro, Dumbría, La Coruña, Galiza, Espanha
Esta cascata é o final dramático do rio Jallas que se precipita 40 metros até chegar ao mar. A melhor altura para apreciá-la é durante o inverno, quando se encontra com mais caudal de água.
Cascata de Mealt, Ilha de Skye, Escócia
Esta queda de água magnífica advém de um lago, o Loch Mealt. Localiza-se no lado oriental da península de Trotternish. São 55 metros a cair sobre as falésias até encontrar o mar.
Waterfall Bluff, Cabo Oriental, África do Sul
Esta região do Cabo Oriental guarda uma cascata entre as falésias. Fica numa zona de difícil acesso por isso ainda é um segredo bem guardado.
Jeongbang Waterfall, Ilha de Jeju, Coreia do Sul
Protegida por uma pequena baía rochosa, esta bela queda de água é uma das atrações mais famosas desta ilha sul-coreana.
Cascata das Cobras, Praia da Amália, Alentejo, Portugal
É uma pequena queda de água que passaria despercebida não estivesse integrada em uma das praias mais belas da Costa Vicentina. A água doce que desagua na praia vem da ribeira das Cobras que corre por ali. O seu nome não é por acaso, a cascata é habitada por cobras de água que são inofensivas. O lugar ainda é um segredo bem guardado devido ao difícil acesso.
Cascata da Ilha Mursala, Sumatra, Indonésia
A cascata que escorrega por uma rocha entre a vegetação densa é a atração mais conhecida e fotografada desta ilha ao largo da costa norte de Sumatra.
Düden Waterfalls, Antalaya, Turquia
Este grupo de cascatas é formado por uma estação de tratamento de águas. Existem as Upper Düden e as Lower Düden, estas últimas desaguam diretamente no Mar Mediterrâneo.
Bowen Falls, Ilha Sul, Nova Zelândia
Para tornar tudo mais dramático, esta bela cascata está integrada no fiorde mais conhecido da Nova Zelândia, o Milford Sound, numa das paisagens naturais mais belas do mundo. São 162 metros de altura e a água é proveniente do Rio Bowen.
Cascatas Seven Sisters e The Suitor, Geiranger, Noruega
São sete ribeiras que foram a cascata das Sete Irmãs em plano fiorde de Geiranger, um dos mais belos fiordes da Noruega, classificado como património da UNESCO. Mas o espetáculo não fica por aí: do outro lado existe outra cascata, esta solitária, a correr em direção ao mar, chama-se The Suitor (O pretendente).
Cascata do Véu da Noiva, Madeira, Portugal
Esta queda de água é uma das imagens de marca da ilha da Madeira. Situa-se no sítio da Fazenda, próximo ao Seixal (Porto Moniz). A força da água a descer pelas falésias fazem com que a cascata tenha este aspeto de véu, daí o nome.
Cascatas da Ribeira Grande, Ilha das Flores, Açores, Portugal
Não é a toa que esta ilha é conhecida pelas muitas cascatas. A Cascata da Ribeira Grande é uma queda de água localizada na Fajãzinha, sítio da Ribeira Grande. Dotada de uma forte cascata que se precipita por várias dezenas de metros e reúne cerca de vinte quedas de água, sendo que algumas dessas desaguam no mar e outras dão origem a uma lagoa que é utilizada como zona balnear.
McWay Falls, Califórnia, EUA
A icónica queda de água da região de Big Sur, fica no Parque Estadual Julia Pfeiffer Burns. São 25 metros de altura em queda livre até ao mar ou até à praia, dependendo das marés, numa pequena baía protegida. De difícil acesso por terra, sendo mais fácil chegar por barco, no entanto, como forma de proteger o lugar, o acesso aos visitantes está proibido. É possível observar esta paisagem idílica através de miradouro.
Comentários