Diante da seca que ameaça as colheitas e os meios de subsistência, os curdos da Síria trouxeram de volta esta sexta-feira, dia 19 de novembro, um ritual centenário para fazer chover.
A Ilha de Páscoa, situada 3.700 km a oeste da costa do Chile, no Oceano Pacífico, vai reabrir ao turismo em fevereiro, depois de dois anos sem receber visitantes por causa da pandemia do coronavírus, anunciaram sexta-feira, dia 19 de novembro, as autoridades locais.
A Casa da Arquitetura, em Matosinhos, comemora o 4ª aniversário com uma festa de três dias, entre sexta-feira e domingo, que inclui 35 eventos gratuitos, anunciou hoje aquela entidade cultural.
A Câmara de Alenquer inaugura, em 1 de dezembro, o Museu do Presépio, um investimento de mais de meio milhão de euros para promover a já designada ‘vila presépio’ e o seu presépio monumental, disse hoje o seu vice-presidente.
A Airbnb lança hoje o seu Portal da Cidade em Lisboa, a primeira ferramenta da indústria que irá apoiar as autoridades turísticas da cidade com dados sobre os bairros.
A organização sem fins lucrativos internacional CDP anunciou hoje que o Porto e Braga estão entre as 95 cidades mundiais que lideram a ação e a transparência ambiental em 2021, onde aparecem 26 cidades europeias.
O Planetário da Marinha, anteriormente planetário Calouste Gulbenkian, em Lisboa, reabre esta quarta-feira ao público com um novo sistema de projeção que permite ao visitante tirar “os pés da terra” através de uma experiência de “realidade imersiva”.
A Fortaleza de Sagres recebe entre 21 de novembro e 01 de dezembro, a exposição “A Ruína de Sagres”, projeto da associação Fungo Azul que ilustra a forma como os habitantes locais interagem com o monumento histórico.
A secretária regional da Cultura, Ciência e Transição Digital, Susete Amaro, anunciou hoje que o Governo dos Açores vai recuperar a “Trinity House”, uma antiga estação de cabos submarinos, que será transformada em núcleo museológico.
O início das celebrações do Centenário de José Saramago, autor português de mais de 40 obras e detentor do Prémio Nobel de Literatura e do Prémio Camões, assinala também o arranque de “Viagem a Portugal Revisited”, um projeto de turismo literário do Turismo de Portugal.
Os dados do Instituto Nacional de Estatística mostram que o valor acumulado desde o início do corrente ano está perto de 50% do valor registado em 2019, durante o período homólogo.
A aldeia histórica de Idanha-a-Velha, no distrito de Castelo Branco, vai receber, nos próximos dois fins de semana, a edição de outono da Festa do Mosaico, no âmbito do projeto MosaicoLab.
Os Açores vão ser palco, a partir de quarta-feira do Terra Incógnita, um projeto musical para “descobrir a ilha de São Miguel a andar”, contemplando caminhadas performativas, residências de criação, conversas, visitas a escolas e instalações digitais.
No vídeo, publicado nas redes sociais, podemos ver o momento insólito em que uma vaca acaba no escorrega de um Parque Aquático, antes de mergulhar na piscina.
O programa das comemorações dos 20 anos do Douro Património Mundial inclui uma centena de iniciativas entre 2021 e 2022, como o prémio “Vinha D´Ouro 2022”, uma ópera, exposições, o lançamento de um hino e um vinho.
Evento retoma formato presencial com provas, música ao vivo e a presença dos chefes Chakall, Luis Américo e Vítor Matos, de 26 a 28 de novembro, em Melgaço.
Portugal conseguiu o melhor resultado de sempre no relatório EF English Proficiency Index (EF EPI), sendo eleito o sétimo país onde melhor se fala inglês.
Os ‘tuk-tuk’, os autocarros panorâmicos e as bicicletas regressaram às ruas do Porto carregados de turistas, como em tempos pré-pandémicos, mas as obras que ditaram os encerramentos da Ponte Luiz I e da Rua dos Clérigos prejudicam negócios.
As comemorações dos 20 anos da classificação do Douro Património Mundial da UNESCO arrancam a 14 de dezembro, prolongam-se por um ano e incluem a estreia de uma ópera e um prémio de boas práticas de viticultura.
O evento “Bragança Terra Natal e de Sonhos” regressa este ano, depois de uma paragem forçada pela pandemia, com um investimento de 300 mil euros para animar a cidade transmontana durante mais de um mês.