Localizado na sede do Qatar America Institute for Culture (QAIC), no histórico Dupont Circle, o Museu da Perfumaria expande o compromisso da organização com a arte e a programação cultural, partilhando a história do impacto significativo da fragrância na sociedade, ao longo do tempo e do mundo.
Oferecendo uma mistura de relatos históricos e contemporâneos através de uma variedade de exibições informativas e elementos interativos, o Museu da Perfumaria da QAIC pretende ser uma experiência única para o seu público.
Ao entrar no espaço, os visitantes são brevemente apresentados à história da fragrância, seguida por uma exposição com curadoria de frascos de perfume vintage de casas de moda como Guerlain e Lanvin. Emprestados pelo colecionador de antiguidades do Qatar, Reem Abu Issa, estes frascos de design ornamentado fornecem uma visão sobre a complexidade estética da marca de perfumaria que remonta ao início do século XX.
Voltando atrás no tempo, os visitantes também aprendem sobre vários objetos tradicionais ainda hoje usados por perfumarias no Médio Oriente, seja em ocasiões especiais ou em casa, como o bukhoor de incenso com infusão de oud que é queimado dentro de um difusor chamado mabkhara.
No centro da sala encontra-se uma mesa adornada com frascos de boticário de vidro numerado, cada um contendo tiras perfumadas com fragrâncias misteriosas, como mirra ou açafrão, para os visitantes identificarem usando apenas os seus narizes e as referências ao seu redor como pistas.
Uma dessas referências é a grande Fragrance Wheel, a estrela do espaço, um dispositivo desenvolvido pelo famoso especialista em fragrâncias Michael Edwards para classificar as 14 várias famílias de fragrâncias usadas em perfumes como parte do seu trabalho em "Fragrances of the World".
Como parte da sua visão para ser mais do que apenas um espaço físico com exposições e atividades interativas, o Museu da Perfumaria planeia oferecer uma programação no futuro unicamente ligada à fragrância, como workshops de perfumaria DIY, palestras de perfumistas notáveis ou pairing de alimentos e fragrâncias.
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