Natural de Crosby, Merseyside, no Reino Unido, Zoe Stephens morou na China durante dois anos e meio, antes de passar algum tempo a viajar pela Ásia e por Fiji. Com o desejo de escapar das conversas sobre o vírus, que começavam a dominar os noticiários aonde quer que fosse, a jovem de 27 anos reservou um voo para Tonga, um país formado por mais de 170 ilhas do Pacífico Sul.

O plano era ficar apenas o fim de semana, no entanto, quase 18 meses depois, ela ainda está presa no pequeno arquipélago, que por acaso é um dos poucos lugares no mundo que permaneceu totalmente livre de Covid.

"Eu sou provavelmente uma das poucas pessoas no mundo que nunca teve que usar uma máscara", contou a jovem à CNN Travel.

Embora morar numa ilha sem coronavírus possa parecer um sonho, Zoe Stephens confessou que tem sido difícil ficar isolada, sem amigos ou família, durante tanto tempo e sem poder voltar para seu país de origem.

Durante a sua estadia em Tonga, que tem uma população de pouco mais de 100 mil habitantes, Zoe começou um mestrado online em comunicação internacional e atualmente está a morar numa casa de praia de uma família que não pode voltar à ilha devido a restrições de viagem.

Zoe Stephens explica na sua conta de Facebook que originalmente ficou presa durante algumas semanas, enquanto as fronteiras estavam fechadas. Depois, decidiu não apanhar o voo de repatriamento para a Europa porque a sua mala estava em Fiji e estava à espera de conseguir voltar à China, onde mora há 2 anos.

No entanto, com o passar do tempo, acabou por perceber que a sua estadia seria muito mais longa do que poderia ter previsto. Depois de tentar voltar à China durante meses sem sucesso, Zoe aceitou que não será capaz de regressar ao país num futuro próximo.

Embora já tivesse tido a oportunidade de voltar para casa, no Reino Unido, os poucos voos disponíveis coincidiram com períodos em que os casos de Covid eram particularmente altos. As regras em constante mudança e o medo de comprar voos e, por fim, não poder embarcar, têm mantido Zoe em Tonga nos últimos 18 meses.

Tonga recebeu 24.000 doses de vacinas contra a Covid-19 através do COVAX Facility, uma iniciativa global para o acesso equitativo às vacinas Covid-19, e Zoe já foi totalmente vacinada.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.