A 27.ª Exposição de Camélias do Porto promete os melhores exemplares reunidos neste local, numa iniciativa conjunta da Câmara do Porto e da Associação Portuguesa das Camélias, em parceria com a Casa São Roque. A entrada é livre.

Os dias 4 e 5 de março marcam o reencontro da cidade com a sua flor mais importante, a camélia. O Parque de São Roque é o local escolhido para acolher, neste ano, mais uma Exposição de Camélias do Porto, que apresenta um programa diversificado e pensado para toda a família.

Para além da tradicional exposição, onde o público terá oportunidade de conhecer diferentes exemplares desta icónica flor, colorida e sem cheiro, haverá também espaço para o tradicional Mercado das Camélias, onde os interessados poderão admirar e até adquirir uma vasta panóplia de exemplares e espécies.

De resto, o espaço selecionado para receber a iniciativa neste ano espelha precisamente a aposta na crescente visibilidade a atribuir a esta flor, já que são sobejamente conhecidas as árvores que ornamentam e dão vida ao Parque de São Roque, fazendo deste local um jardim ímpar na cidade, onde as cameleiras – e as respetivas camélias – são as rainhas da paisagem.

O local foi recentemente renovado e ampliado, contando agora com um labirinto natural ímpar e um parque infantil com todas as condições, tornando-o, assim, um ponto de passagem obrigatório num programa de fim de semana feito e pensado em família.

Do programa faz parte o habitual Concurso de Camélias, onde as melhores plantas serão agraciadas com os prémios correspondentes à melhor espécie produzida e exposta no local em diferentes categorias.

Para além do destaque dado às flores, o programa conta ainda com um conjunto de atividades pensado para todo o público, de onde se destacam os concertos do Quinteto de Sopros do Conservatório de Música do Porto e do Projeto Ciranda, de Gileno Santana e Inês Vaz, no primeiro dia do evento.

Já o domingo será marcado por oficinas para toda a família, visitas guiadas e espetáculos itinerantes de novo circo e formas animadas, para além de um concerto de harpa de Eduardo Dias Martins e de um espetáculo do Quarteto de Saxofones do Conservatório de Música do Porto.

O evento tem acesso livre, é dirigido a todas as idades e divide-se entre o espaço interior da Casa São Roque e o Parque, onde estará instalada uma grande tenda.

Programa:

Sábado, 4 de março

14h00 – Abertura da Exposição

15h00 – Cerimónia de Entrega de Prémios

15h00 – Espetáculo Itinerante com Persil Noir

15h30 – Visita Guiada ao Jardim e Casa de São Roque

15h30 – Concerto do Quarteto de Cordas Adlib Strings

16h00 – Prova de Vinhos do Porto

17h00 – Projeto Ciranda com Gileno Santana e Inês Vaz

17h50 – Concerto do Quinteto de Sopros do Conservatório de Música do Porto

Domingo, 5 de março

10h00 – Visita Guiada às Camélias

10h00 – Oficina “Camélias de Origami”

10h00 – Oficina de decoração de máscaras e de criação de postais

10h30 – “Onirotóptero” – Espetáculo de Marionetas

11h00 – Concerto de Quarteto de Jazz

11h30 – Visita Guiada às Camélias e atividades para crianças

15h00 – “Alforria” – Espetáculo Itinerante com marionetas de sombra

15h00 – Espetáculo Itinerante com Persil Noir

16h00 – Concerto do Quarteto de Saxofones do Conservatório de Música do Porto

17h00 – Concerto de Harpa de Eduardo Dias Martins

18h00 – Concerto Cupertinos

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.