De acordo com os dados do estudo "Tendências de Viagem 2016", uma análise aos hábitos de viagem dos utilizadores levada a cabo todos os anos pela momondo, 28% dos viajantes portugueses afirmaram inspirar-se para a sua próxima viagem através das redes sociais em 2016, principalmente no Facebook e no Instagram, um crescimento de 4% face ao ano anterior.

Na maioria das vezes, após escolherem o seu destino e reservarem os seus voos online, os portugueses dão cada vez mais importância às referências e avaliações de outros utilizadores aos alojamentos hoteleiros em plataformas online como a TripAdvisor, afirmando que as mesmas têm algum ou até mesmo bastante impacto no momento de escolher o seu hotel.

Já de férias, os viajantes portugueses mostram ser grandes adeptos do uso de tecnologia para irem partilhando os melhores momentos. De facto, ter acesso ao Wi-Fi em locais como o aeroporto ou cafés e restaurantes é importante para os portugueses, mas acima de tudo é no hotel que este serviço tem de estar disponível para 80% dos inquiridos nacionais.

“A tecnologia faz cada vez mais parte do modo de vida dos portugueses que a usam das mais diversas formas para planear as suas viagens e partilhar momentos durante as férias”, refere Fábio Pereira, Marketing Manager da momondo para Portugal. “Escolher os locais a visitar, as rotas das suas viagens, pesquisar e comparar voos online, os alojamentos que vão usar e até mesmo os restaurantes e cafés onde querem fazer as suas refeições era algo que até há uns anos os portugueses não faziam e que hoje é normal para muitos”, acrescenta Fábio Pereira.

O estudo "Tendências de Viagem 2016" mostra ainda que os portugueses usam as tecnologias acima de tudo para se manterem em contacto com os amigos e que ficam offline para o trabalho, com 54% dos inquiridos a afirmar que não faz nada relacionado com o trabalho nas suas férias. Contudo, quando é momento de dar a conhecer locais por onde passaram e deixar os amigos com inveja, os portugueses não perdem a oportunidade de ir partilhando publicações de texto (40% dos inquiridos) e fotografias (28%), com a maioria a partilhar estes conteúdos no Facebook (85% dos respondentes) ou Instagram (26%).