SpaceX - 1 -

Inspiration4 

A empresa de Elon Musk vai enviar na próxima quarta-feira, dia 15 de setembro, quatro passageiros para o espaço. Os passageiro decolam do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, a bordo de uma cápsula SpaceX Crew Dragon montada num foguete Falcon 9. A missão durará três dias.

A missão, fretada pelo piloto americano e bilionário Jared Isaacman, passará pela Estação Espacial Internacional (ISS) e será a primeira missão orbital com quatro astronautas não profissionais.

2 - Ax-1

Em janeiro de 2022, três empresários visitarão a ISS com um experiente ex-astronauta da Nasa.

A missão, que terá a duração de 10 dias e que se chama Ax-1, é organizada pela empresa Axiom Space, que já se inscreveu para mais três voos futuros com a SpaceX.

Vão operar no segmento americano da ISS, onde farão experimentos científicos.

3 - Space Adventures

A SpaceX tem planos para outra viagem orbital para quatro clientes, organizada pela Space Adventures, a empresa que organizou viagens para sete turistas à ISS entre 2001 e 2009 a bordo de foguetes russos.

4 - "dearMoon"

O bilionário japonês Yusaku Maezawa fará uma viagem ao redor da Lua, provavelmente em 2023, a bordo de um foguete Starship ainda em desenvolvimento. A missão é chamada de "dearMoon".

Virgin Galactic

A experiência da Virgin Galactic envolve um enorme porta-aviões a decolar de uma pista, que alcança grandes altitudes e que, de seguida, lança um avião espacial movido a foguete que acelera para o espaço.

Os passageiros e a tripulação experimentam alguns minutos de ausência de gravidade em altitudes acima dos 80 quilómetros, a definição americana de espaço.

O fundador da Virgin Galactic, Richard Branson, participou num voo de teste no dia 11 de julho no Novo México.

A empresa está atualmente sob investigação por um incidente durante o voo e espera ter voos regulares em 2022.

Blue Origen

A Blue Origin de Jeff Bezos também oferece alguns minutos de ausência de gravidade, mas em altitudes acima de 100 quilémetros. Assim, od astronautas cruzam a linha Karman, o limite do espaço reconhecido internacionalmente.

O foguete reutilizável decola verticalmente e a cápsula desprende-se durante o voo.

A descida para regressar à Terra é retardada por três enormes paraquedas e um propulsor.

O fundador da Amazon foi um dos primeiros quatro passageiros a fazer a viagem da base da empresa no oeste do Texas a 20 de julho.

Projetos russos

A Rússia vai enviar uma atriz e um diretor de cinema à ISS em outubro, a bordo de um foguete Soyuz. O objetivo: filmar o primeiro filme de ficção em órbita e com gravidade zero.

Yusaku Maezawa também viajará para a ISS em dezembro num Soyuz. A viagem terá duração de 12 dias e é organizada através da Space Adventures.

A empresa anunciou outra missão à ISS em 2023 num foguete russo, para dois participantes, um dos quais terá a oportunidade de realizar uma caminhada no espaço.

Globo espacial

Outras empresas desenvolvem projetos menos ambiciosos, como a Space Perspective, cuja cápsula, içada por um balão espacial do tamanho de um estádio de futebol, oferece uma visão da curvatura da Terra.

As passagens custam 125.000 dólares, mas o balão sobe apenas 30 quilómetros, o que significa que os passageiros não vão sentir falta de gravidade.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.