Foto: The Wave@Jacob Due

A cidade de Vejle tem algo que a distingue de outras cidades dinamarquesas: colinas. É esta paisagem distinta que dá caracter à cidade. E foram elas também que inspiraram o estúdio de arquitetura Henning Larsen a construir o The Wave.

O edifício residencial The Wave vem assim prestar homenagem à paisagem da cidade e pretende ser uma extensão do ambiente natural e um tributo arquitetónico local.

Passando Vejle de comboio ou atravessando a ponte, os cinco picos do edifício são um símbolo reconhecido da cidade.

O projeto passou por vários altos e baixo até ter sido finalmente concluído em novembro de 2018, após uma espera de 11 anos. Um dos principais motivos para o seu adiamento foi a recessão de 2008. São 100 apartamentos espalhados ao longo de 14 mil metros quadrados, divididos em 5 torres, de frente para o lago.

The Wave
créditos: Jacob Due

Apesar da demora, pelo caminho foi sendo reconhecido com a atribuição de diversos prémios. Foi nomeado “Residencial Building of the Year” pela revista dinamarquesa Byggeri em 2009; seguiu-se o ABB Leaf Award em 2012 pela sua arquitetura inovadora; e o prestigioso Civic Trust Award em 2013.

“Há apenas um lugar no mundo onde este edifício pode existir, e esse lugar é em frente ao porto de Vejle. O edifício funciona aqui porque interage com as colinas circundantes, a arquitetura da ponte e o polimento do Fiorde de Vejle ”, diz Søren Øllgaard, sócio e diretor de design da Henning Larsen.