Dos comboios históricos da CP é um dos que mais se destacam na paisagem: a sua coluna de fumo torna-o visível a vários quilómetros de distância, mesmo antes de contornar a curva. De junho a outubro, a sua locomotiva a vapor e cinco carruagens históricas voltam a serpentear o Douro, entre a Régua e o Tua.

"Viaje no tempo cá dentro" é como a CP enquadra uma viagem a bordo do comboio, uma das atrações de verão da região do Alto Douro com cada vez mais procura. Em 2021, foram cerca de 7.800 passageiros (mais 1.600 do que em 2019) a ouvirem, muitos pela primeira vez, o silvo de um comboio movido a vapor.

Uma tarde diferente

A viagem de ida, com partida às 15h28, dura sensivelmente uma hora e inclui paragem na pequena vila de Pinhão. É uma boa oportunidade para fotografar a vetusta locomotiva (construída em 1925) enquanto é abastecida de água ou a estação em si, uma das mais bonitas da linha.

A chegada à Estação do Tua dá-se pouco depois e as manobras de inversão da locomotiva dão tempo para lanchar e visitar o Centro Interpretativo do Vale do Tua antes do regresso à Régua.

Em 2017, os viajantes do Andarilho subiram a bordo. A sua reportagem fotográfica é um bom ponto de partida para começar a preparar a viagem.

Mais informações sobre bilhetes e horários no site da CP.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.