Miniaturizados em escala, mas com grande capacidade de atração, ainda assim. Dezassete conjuntos de monumentos icónicos da cidade foram transformados pelo Ateneu Comercial do Porto em exposição, graças à arte e à criatividade de um ourives joalheiro da “Invicta”. E a adesão do público fez prolongar a mostra, inicialmente programada até final deste mês, ao último dia de fevereiro.
“O Porto em miniaturas” é o espelho de um só homem, Licínio Sousa. Que depois de se ter feito ourives joalheiro ao longo de uma vida, dedicou o seu apogeu a outro dos amores do seu percurso: a sua terra. O que o levou, já na reforma, a recriar, ano após ano, os monumentos da cidade.
“Um vizinho carpinteiro cedia-lhe as madeiras de que precisava – teca, faia, mogno… –, um outro amigo ajudava-o a resolver alguns imbróglios mecânicos ou elétricos, a mulher e o filho asseguravam as pinturas. E ao cabo de meses e meses de trabalho as peças iam tomando forma. Na sua casa foi construindo um pequeno museu que fazia as maravilhas de todos quantos o visitavam”, recorda Manuel de Sousa, historiador, especialista na(s) história(s) do Porto.
Em muitos casos, as maquetes incluem curiosos pormenores interiores, ora iluminados, ora animados mecanicamente, nota Manuel de Sousa, que será cicerone nalgumas visitas guiadas nesta mostra do Ateneu Comercial do Porto.
“Além das ferramentas que utilizava nas oficinas de ourivesaria, o Licínio teve de comprar e aprender a utilizar ferramentas com as quais construiu as peças que vão ter oportunidade de apreciar. São miniaturas feitas com carinho, arte e paciência, autênticos puzzles que demoravam muitos meses de longo e árduo trabalho”, recorda ainda.
Licínio já não se encontra entre nós, mas, enfatiza o amigo Inácio, “de certeza que muito gostaria de apresentar as peças que construiu e que adorava”. E seguramente muitos de nós de o ouvir. Na falta, fica o espólio. E as memórias.
Os bilhetes da exposição no Ateneu Comercial do Porto, que pode ser vista de segunda-feira a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h00, têm o preço de 5€ e podem ser adquiridos online, no website da instituição.
Comentários