A decisão de seguir os passos de outros pontos turísticos, como Roma e Chicago, desanimou os visitantes, incluindo Anastasia, uma chef que havia viajado da Grã-Bretanha.

"É muito bom, fiquei impressionada, ver Málaga assim é completamente diferente", disse a mulher de 47 anos, ao descer de uma carruagem.

O colega turista britânico Robert concordou, expressando admiração pela viagem "incrível" com um cavalo "lindo". "Tenho a certeza de que ajuda a cidade a atrair mais turistas", acrescentou o empresário de 46 anos.

Ativistas dos direitos dos animais criticam as carruagens puxadas por cavalos para turistas por causa da pressão que colocam sobre os animais, especialmente durante o calor escaldante do verão.

As temperaturas em Málaga podem subir para 45ºC durante o verão, disse Concordia Marquez, fundadora de um abrigo próximo chamado "Todos os Caballos del Mundo" (Todos os Cavalos do Mundo).

"Cavalos e carruagens puxadas por cavalos têm de cobrir muito terreno, tanto para chegar onde passam a noite, onde dormem, quanto para voltar ao local de trabalho", acrescentou Márquez.

"É desumano fazer um cavalo funcionar assim", acrescentou.

Málaga vai proibir carruagens puxadas por cavalos
Málaga vai proibir carruagens puxadas por cavalos Málaga vai proibir carruagens puxadas por cavalos créditos: AFP

Preocupações com o bem-estar animal

A autarquia de Málaga anunciou em 2015 que pretendia proibir as carruagens puxadas por cavalos nas ruas até 2035, mas agora quer antecipar a proibição para este ano.

As autoridades estão a negociar com os detentores das últimas 25 licenças para chegar a um acordo.

Além de procurarem o bem-estar animal, a cidade também ficou com menos lugares para a circulação das carruagens devido a obras que aconteceram nos últimos 20 anos.

As carruagens puxadas por cavalos não desaparecerão totalmente, ainda serão permitidas como parte de festivais e tradições, como a feira anual de Málaga em agosto.