Pela primeira vez, o Centro de Portugal ultrapassou a marca das 8 milhões de dormidas nos alojamentos turísticos, registando um total de 8.377.732 entre janeiro e dezembro de 2024. Este valor representa um aumento expressivo de 5,5% face às 7.942.254 dormidas de 2023, que já tinha sido um ano histórico para a região. Importa sublinhar que este crescimento supera a média nacional, que se fixou nos 4,0%.
O número de hóspedes acompanhou esta tendência positiva, aumentando 6,3% e totalizando 4.739.956 na região ao longo do ano de 2024. Mais uma vez, o crescimento do Centro de Portugal superou a média nacional, que foi de 4,9%.
Os dados hoje revelados pelo INE não incluem ainda os proveitos totais nos estabelecimentos de alojamento turístico, faltando ainda apurar os números de dezembro. No entanto, até novembro, os proveitos em 2024 já ultrapassavam o total do ano de 2023: 482,5 milhões de euros, de janeiro a novembro de 2024; face a 464,6 milhões em todo o ano de 2023. Depois de conhecidos os valores de dezembro, prevê-se que os proveitos totais superem, pela primeira vez, os 500 milhões de euros.
De referir que os números agora revelados pelo INE são preliminares e poderão ainda ser revistos em alta quando os dados definitivos forem publicados, em julho.
Para Anabela Freitas, vice-presidente da Turismo Centro de Portugal, estes resultados refletem o fortalecimento da região como destino de referência: "os dados agora revelados confirmam que a marca e o destino Centro de Portugal estão cada vez mais consolidados no panorama turístico nacional. Pela primeira vez, a região ultrapassou o marco das 8 milhões de dormidas, aproximando-se das 8,5 milhões, e irá passar a barreira dos 500 milhões de euros de receitas. Este crescimento expressivo mostra que a nossa região consegue, ano após ano, continuar a atrair visitantes, a um ritmo superior à média nacional, e a fidelizar quem nos escolhe”.
A vice-presidente destaca ainda o papel essencial dos agentes do setor. “Este sucesso é, acima de tudo, fruto do trabalho árduo e da resiliência dos empresários da região, que têm sabido apostar na inovação permanente e na qualidade da oferta turística. É um esforço permanente que é complementado pelas autarquias e comunidades intermunicipais, pelas associações que estão no terreno – e, claro, por toda a equipa da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, que contribui de forma decisiva para reforçar a notoriedade e a competitividade da região", acrescenta Anabela Freitas.
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