Nesta 13ª edição, o programa do Festival inclui 280 atividades, na sua maioria gratuitas, desde saídas de barco para observar aves, golfinhos, grutas e falésias, até workshops de fotografia, pintura e ilustração, passando por passeios de caiaque, de bicicleta e a pé, e ainda sem descurar os jogos e desafios para os mais novos.
O programa está disponível online, e embora haja já atividades esgotadas, ainda há muito por onde escolher. Para participar, basta ir ao Forte do Beliche, em Sagres, de 1 a 5 de outubro, para se inscrever nas atividades pretendidas e obter a pulseira gratuita de participante que, para além da entrada nas atividades, ainda dá direito a descontos em parceiros como restaurantes e alojamentos. Este ano, os participantes do festival têm ainda direito a entrada grátis na Fortaleza de Sagres e na Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe.
Os participantes são ainda convidados a visitar uma exposição de ilustração dedicada às aves residentes e migradoras da região, no Forte do Beliche, bem como uma exposição de fotografia que retrata a colaboração entre pescadores e técnicos de conservação da natureza, no Centro de Interpretação da Lota de Sagres.
A decorrer um pouco por toda a península de Sagres, o programa do Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza convida ainda os participantes a conhecerem o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
Até dia 5 de outubro esperam-se mais de 1500 pessoas em Sagres para descobrir a natureza da região e, em particular, a migração outonal das aves.
Comentários