A tradicional Grande Regata dos Moliceiros, que se realiza a 01 de julho na Ria de Aveiro, vai ter este ano um número recorde de embarcações, revelou hoje a Comunidade Intermunicipal (CIRA).

“Participarão nesta regata um número recorde de barcos moliceiros, sendo a Grande Regata dos Moliceiros a principal atração do Ria de Aveiro Weekend”, anuncia a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, em nota de imprensa.

De acordo com a mesma fonte, a largada dos tradicionais barcos moliceiros deverá ser dada às 15:00 na Praia do Monte Branco, na Torreira, concelho da Murtosa.

Antes, pelas 11:00 realiza-se o habitual concurso dos Painéis dos Moliceiros, também na Praia do Monte Branco, na Torreira.

Um dos aspetos singulares dos barcos moliceiros são as pinturas da popa e da ré: “a proa é a parte monumental do moliceiro, em que figuras, desenhos e legendas são exclusivos, sem igual em qualquer tipo de navegação conhecido”, escreveu Jaime Vilar, em livro dedicado àquela embarcação.

Dada a largada, os barcos moliceiros navegam depois à bolina, com as velas desfraldadas, terminando a competição já na cidade de Aveiro, no Cais do Sal, a antiga estrada-dique.

A chegada da regata está prevista para as 16:30, junto à ponte da eclusa do Canal das Pirâmides, onde decorrerá uma parada de embarcações.

No local, antecedendo a cerimónia da entrega dos prémios, que deverá ocorrer pelas 17:30, haverá animação com música ao vivo e outras performances artísticas, segundo, informa a CIRA.

No final de 2022, a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) inscreveu “como registo de salvaguarda urgente” o «Barco Moliceiro: Arte da Carpintaria Naval da Região de Aveiro» no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

Na década de 70 do século XX estavam registados três mil barcos moliceiros a operar na Ria de Aveiro, mas estima-se que subsistam pouco mais de 50 embarcações, metade das quais afetas à exploração turística nos canais urbanos da Ria.

Além da Grande Regata, o “Ria de Aveiro Weekend”, promovido pela CIRA e pela Turismo Centro de Portugal, tem um variado programa de atividades culturais em toda a Região, e conta também com atividades das seis Estações Náuticas da Ria de Aveiro.