A Associação do Turismo de Aldeia (ATA) vai assinar no próximo dia 01 de março com a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) um protocolo que agilizará o processo de classificação das freguesias de tradição vinhateira que pretendam ser reconhecidas como “Aldeias de Portugal” e assim beneficiar do reconhecimento que essa chancela representa em termos de genuinidade do território, lê-se em comunicado.

Gerida pela ATA, a marca "Aldeias de Portugal" conta atualmente com 49 aldeias classificadas em Portugal e propôs à AMPV uma parceria que ambas as entidades reconhecem como "mutualmente benéfica", já que persegue o objetivo comum de preservar e promover "o património material e imaterial que é identitário da história e da cultura portuguesas, em particular no que se refere ao mundo rural e ao vinho".

Na prática, o acordo entre as duas instituições vai funcionar como "uma via rápida para análise de candidaturas" por parte da ATA. Até aqui, esta entidade recebia a proposta de cada aldeia individualmente e só então iniciava a verificação dos pré-requisitos; com o novo acordo, passa a receber candidaturas previamente analisadas pela AMPV, o que logo na fase inicial do processo representará dossiês mais completos, sobre territórios que a organização vinhateira já terá validado relativamente a critérios como ruralidade, tradição agrícola e oferta gastronómica e vínica.

Para Teresa Pouzada, presidente da ATA, esta "abertura a novos territórios e a candidaturas mais rápidas" é "encorajadora e estimulante" porque antecipa "o crescimento da comunidade representada por duas instituições que partilham dos mesmos valores, das mesmas ambições e da mesma paixão por aldeias tão únicas e especiais do panorama nacional".

Defendendo que a tradição vinícola é “claramente indissociável” da ruralidade portuguesa e da história agrícola e económica do país, a presidente da ATA lembra que o vinho luso constitui uma das principais exportações nacionais e afirma: “Toda a oferta turística que explore as origens de um produto com esta boa reputação será certamente um fator de atratividade para o turista nacional e estrangeiro, e, nesse contexto, as freguesias vinhateiras poderão oferecer aos visitantes programas mais autênticos e genuínos sobre a vinha, a transformação da uva e as tradições relacionadas com matéria-prima e produto final”.

José Arruda, secretário-geral da AMPV e porta-voz dos 117 municípios que constituem a estrutura, também reconhece "um potencial enorme à marca ‘Aldeias de Portugal’" e revela-se otimista quanto ao "contributo que este projeto com a ATA representa para a valorização dos territórios de baixa densidade".

Deste modo, Arruda defende: “Ao associarmos a este projeto a nossa recém-criada Rede das Freguesias Vinhateiras de Portugal e ao trabalharmos em conjunto, estamos a criar ainda mais potencialidades para a promoção doturismo de proximidade".

Quanto ao número de povoados com tradição vinícola com potencial efetivo de classificação como ”Aldeias de Portugal”, José Arruda é comedido nas expectativas, mas, ainda assim, prevê uma significativa adesão, na proporção precisa da nova Rede de Freguesias Vinhateiras.

"Se no arranque deste processoos nossos atuais 117 municípios indicarem duas a três freguesias com tradição vitivinícola, só nesta fase inicial estaremos a falar de 200 a 300", antecipa.

Parceria entre 'Aldeias de Portugal' e AMPV
créditos: Vânia Silva

Processo de classificação tem que envolver a comunidade da aldeia

A oferta local de gastronomia, vinhos e outros produtos regionais é critério de avaliação na candidatura à classificação como “Aldeias de Portugal”, mas a comissão de especialistas constituída para verificar esses requisitos analisa ainda outros aspetos, como o estado de conservação do edificado local, o seu património histórico e cultural, a acessibilidade viária ao povoado e a oferta de atividades ligadas à agricultura e ao setor primário.

A ATA aprovará as aldeias que cumpram a maioria desses requisitos e evidenciem uma proporção adequada de fatores de atração turística, mas, independentemente disso, o que não poderá faltar ao processo é o comprometimento da população local numa missão de valorização que se pretende partilhada e integrada.

Assim, todas as candidaturas implicam a criação de um comité de representantes da aldeia, nomeadamente da câmara municipal e junta de freguesia, das associações locais, dos proprietários e comerciantes, e de outros agentes relevantes com participação ativa na vivência real da comunidade.

Caberá a esse coletivo acompanhar todo o processo de classificação e fazer a devida ligação à restante comunidade, até porque, como defende Teresa Pouzada, “não adianta ter um projeto de valorização e desenvolvimento para uma aldeia se a população dessa mesma aldeia não tiver interesse nele nem se quiser envolver neste esforço comum”.