Um novo estudo da AirAdvisor identificou os 10 aeroportos com maior probabilidade de extravio ou roubo de malas. Heathrow, em Londres; Charles de Gaulle, em Paris e o Aeroporto Internacional do Dubai lideram a lista dos piores locais com mais incidentes relacionados com segurança de bagagens.

No total, foram avaliados 53 aeroportos em todo o mundo. Entre os situados em território português, apenas o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, aparece na lista, na 23.ª posição, longe das posições mais críticas por apresentar um risco moderado.

Entre os fatores que contribuem para o risco de roubo, a pesquisa destaca o tempo de caminhada até a retirada de bagagem e o alto volume de passageiros. No caso do aeroporto de Lisboa, o tempo médio de caminhada do portão de desembarque até a esteira de malas é de 13 minutos. No aeroporto de Heathrow, em Londres, esse período salta para 20 minutos, em média. Além destes critérios, a metodologia do estudo também levou em consideração as buscas no Google por bagagem perdida e as avaliações no Yelp e no Google.

“Com mais viajantes a carregar malas elegantes ou de alto valor, esta classificação ajuda-os a antecipar melhor os riscos e a tomar as medidas corretas para proteger os seus pertences. Hoje em dia, perder uma mala não é apenas um pequeno inconveniente. Entre leilões de bagagem não reclamada e vídeos virais do TikTok mostrando malas a ser abertas em trânsito, o problema está a assumir um novo nível de urgência,” afirma Anton Radchenko, CEO da AirAdvisor.

Com a aproximação das férias de verão e o aumento das viagens aéreas, é mais importante do que nunca que os viajantes saibam onde devem ser mais cautelosos. Além disso, o CEO da AirAdvisor explica que se uma bagagem foi perdida, danificada ou atrasada durante uma viagem, o passageiro pode ter direito a uma compensação de até 1.300 euros, como estipulado no Regulamento da UE 889/2002. O responsável indica ainda que, além de indemnização por atraso na entrega da bagagem, se a mala não chegar ao destino a tempo, o cliente pode reclamar o reembolso das despesas que teve de fazer enquanto aguardava pela entrega.

Contudo, destaca a necessidade de o passageiro agir rapidamente. “O prazo para apresentar uma reclamação varia entre 7 e 21 dias, dependendo do caso. É fundamental guardar todos os comprovativos do voo, bem como os recibos das despesas essenciais realizadas, para que a companhia aérea possa reembolsar os valores”, orienta.

Eis o top 10 dos piores aeroportos para roubo de bagagens:

  1. Heathrow, Londres, Inglaterra
  2. Charles de Gaulle, Paris, França
  3. Internacional do Dubai, Emirados Árabes Unidos
  4. Istambul, Turquia
  5. Frankfurt, Alemanha
  6. Schiphol, Amesterdão, Países Baixos
  7. Changi, Singapura
  8. El Prat, Barcelona, Espanha
  9. Sabiha Gökçen, Istambul, Turquia
  10. Kingsford Smith, Sydney, Austrália