É já nos próximos dias 18 e 19 de setembro que acontece o Festival dos Chocalhos, cancelado em 2020 devido à pandemia.

A gastronomia recebe especial atenção com o passeio pela Rota do Queijo e degustações da cozinha da pastorícia que acontece ao longo do dia 18, no Palácio do Picadeiro. É neste símbolo da arquitetura e da história de Alpedrinha que, pelas 22 horas, será possível acompanhar um concerto de canto à capela com músicas de raiz tradicional apresentado pelo grupo Sopa de Pedra. O concerto é gratuito, mas sujeito a reserva através do e-mail bilheteira.cultura.cmfundao@gmail.com ou do contacto telefónico 275 773 032.

Nesta edição, as tradicionais tascas, que aproximam as gentes de Alpedrinha dos turistas, ficarão de fora do evento, mas com a promessa de abrirem as portas no próximo ano. O grande momento do festival será, sem dúvida, a entrada dos rebanhos, cães e pastores na Vila de Alpedrinha, que acontece no domingo, dia 19, pela manhã. O percurso de nove quilómetros sai do Praça do Município do Fundão, por volta das 8 horas, é feito de forma linear, através da montanha, passando por Alcongosta e com chegada em Alpedrinha cerca de três horas depois.

Festival dos Chocalhos está de volta a Alpedrinha

Para acompanhar os pastores e os seus rebanhos nesse percurso pedestre é necessário fazer uma inscrição, gratuita, através do e-mail fundao@fundaoturismo.pt, pois os lugares são limitados a 300 pessoas. Os organizadores recomendam aos participantes que utilizem calçado adequado, levem consigo um cantil com água e chapéu.

Uma atividade imperdível, na qual a chegada dos rebanhos e seus pastores pode ser acompanhada a poucos minutos de distância das Casas de Alpedrinha.

Para os hóspedes das casas de campo, e população da Vila, que tiverem interesse em participar desta experiência, o a organização do evento pretende disponibilizar o transporte de Alpedrinha até o Fundão para que o percurso com os rebanhos seja feito desde o início

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.