Foto: Geopark Naturtejo


O Festival da Paisagem é uma iniciativa INature do Geopark Naturtejo – Geoparque Mundial da UNESCO, dos seus municípios e dos parceiros, com o objetivo de promover a natureza da região e os seus produtos a um número crescente de turistas.

No âmbito da celebração anual da Semana Europeia dos Geoparques, o território do Geopark Naturtejo oferece alguns dos seus melhores momentos, entre os dias 22 de maio e 10 de junho, num programa repleto de natureza e de cultura.

O cartaz arranca já amanhã com o BioDivSummit, uma grande conferência sobre biodiversidade e sustentabilidade organizada pelo Município de Proença-a-Nova, no Centro Ciência Viva da Floresta.

Amanhã e depois realizam-se atividades educativas em Penha Garcia e Monsanto organizadas pelo Geopark Naturtejo e o Município de Idanha-a-Nova. No dia 23 é apresentado sob iniciativa da Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco o projecto Museu Virtual da Paisagem que incluirá uma visita interpretada ao Monumento Natural das Portas de Ródão.

No fim de semana decorre o Festival das Flores da Aldeia de Santa Margarida, em Idanha-a-Nova, bem como o Festival da Cereja e do Limão dos Montes da Senhora, em Proença-a-Nova, iniciativas locais que têm atraído milhares de apreciadores. Ainda na temática botânica, vale a pena participar no Ateliê da Floresta Laurissilva, no bosque reliquial da Fraga da Água d’Alta em Orvalho, outra iniciativa local realizada com o Município de Oleiros.

No dia 31 a Escola Superior de Artes Aplicadas do IPCB volta a realizar um seminário, desta vez no âmbito do Projeto Ordo Christi – Património Artístico da Ordem de Cristo entre o Zêzere e o Tejo. Nesse mesmo dia tem início um dos maiores eventos da cidade de Castelo Branco, os Sabores de Perdição, dedicados à melhor gastronomia e produtos locais. Este festival de sabores terá continuidade nesse e no fim de semana alargado seguinte.

Entretanto, no primeiro de junho tem início o Festival de Desporto na Natureza da Zebreira, uma organização local e do Município de Idanha-a-Nova que mostra as valências da Reserva da Biosfera Transfronteiriça do Tejo/Tajo Internacional. No dia 2 de junho, o Geopark Naturtejo, com o apoio do Monte Filipe Hotel & Spa organizam uma caminhada temática à antiga mina de ouro romana do Conhal do Arneiro, em pleno Monumento Natural das Portas de Ródão. Neste mesmo dia, o município de Penamacor celebra a interculturalidade que está a povoar a sua terra com uma feira de encontros e de produtos locais. Em Vila Velha de Ródão decorre uma Rota Encenada Terras com História.

Na última semana do Festival da Paisagem as propostas levam à descoberta do mundo dos minerais no Centro Ciência Viva da Floresta com o Geopark Naturtejo. O Vale da Mua, em Proença-a-Nova, recebe no dia 8 a Rota dos ‘Ratinhos’ a Caminho da Ceifa & os Sabores das Ceifas que relembram as migrações sazonais das gentes desta terra em busca de trabalho em latitudes mais meridionais. Em temática análoga, mas local, decorre ainda a Festa da Espiga do Estreito, numa organização conjunta desta Junta de Freguesia e do Município de Oleiros.

A Semana Europeia de Geoparques decorre simultaneamente em 74 territórios da UNESCO espalhados pela Europa e é uma celebração das comunidades locais, bem como da sua cultura de sustentabilidade que torna os territórios classificados como geoparque exemplos de territórios humanizados para um planeta com futuro.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.