Descrito pelos promotores como “o maior evento de montanha em Portugal”, o festival promete “uma experiência única no coração da Serra da Estrela”, a partir do campo base instalado no Parque da Várzea, em Manteigas, no distrito da Guarda.

Lá e a partir dali desenvolve-se uma programação pensada para dar a conhecer “a grandeza das montanhas e a cultura vibrante destes territórios”.

Destinado a amantes da natureza e entusiastas das atividades de ar livre, o festival reafirma nesta segunda edição o propósito de proporcionar aos participantes a “oportunidade única de se conectarem com a natureza”, através de um conjunto de “experiências autênticas e memoráveis”.

Na área da aventura e desporto na natureza, vão decorrer caminhadas, BTT, eBike, cicloturismo, escalada, 'slackline', parapente, 'stand up paddle', 'trail running', entre outros.

Concertos, DJ sets, sessões de cinema do festival CineEco sobre questões ambientais e sustentabilidade preenchem a oferta cultural, que inclui debates sobre conservação da natureza, ativismo ambiental, sessões de observação astronómica ou passeios de 'birdwatching'.

O festival dedica também uma parte da programação às experiências de bem-estar e conexão com a natureza, em sessões de yoga, meditação, ‘breathwork’, mantras, passeios meditativos, massagens e danças com a natureza.

Organizado pela Câmara Municipal de Manteigas e pela empresa Glow Creative Inteligence, o Festival da Montanha desenvolve-se numa lógica colaborativa, envolvendo comunidades e estruturas turísticas, bem como a RUDE - Associação de Desenvolvimento Rural e o Estrela Geopark Mundial da UNESCO.

No campo base, onde a entrada é gratuita, vão funcionar ainda o Mercado de Montanha, feira outdoor, 'funzone' e área de restauração.