A Festa do Chocolate arrancou no sábado, mas o epicentro das celebrações está agendado entre hoje e 17 de abril, acompanhando aquele que, para muitos, será tempo de férias. Com programação para toda a família, os espaços interiores e exteriores do quarteirão cultural de Vila Nova de Gaia decoram-se a preceito e preparam-se várias atividades dedicadas à arte do chocolate.

Um ovo de 2,5 metros, instalado na Praça Central, assinala a celebração, que se estende à Lemon Plaza e ao Street Market. Aí, desta quinta-feira a 16 de abril, decorre o Mercado de Chocolate, onde 21 marcas darão a provar várias especialidades à base de chocolate. Das tradicionais tabletes e ovos da Páscoa aos licores e cervejas, há ainda tripas, bolos, crepes para deliciar os mais gulosos.

Como “os olhos também comem”, a programação será ainda recheada por showcookings gratuitos onde, também até sábado, vão ser demonstradas receitas como Verrine de chocolate e framboesa, Mousse de chocolate Vinte Vinte, Casquinha de Chocolate com creme de Licor de Amarula, pela Ivy Guilty Pleasures, e Cakepops de chocolate, pela Ar by Natasha Marques.

Os visitantes da Festa do Chocolate podem ainda encontrar no Street Market uma exposição de Ovos de Chocolate de vários tamanhos, artisticamente elaborados e decorados por várias das marcas presentes no evento. Símbolos de renascimento, estes Ovos da Páscoa vão também ganhar um novo propósito, após o final da Festa do Chocolate. No dia 18 de abril, 14 das 23 esculturas da exposição vão ser leiloadas, numa iniciativa solidária cujas receitas revertem para o apoio à população afetada pelos conflitos da Ucrânia, em colaboração com a Cruz Vermelha Portuguesa. O leilão será aberto ao público e realizado às 15h00, na Lemon Plaza do WOW.

Programação cultural continua nos museus do WOW

Os programas em família vividos no WOW não têm de esperar pelo fim de semana. Já disponíveis, no âmbito da Festa do Chocolate, estão a “Chocolate Grand Tour”, uma visita inédita ao Museu do Chocolate com quatro momentos de prova, o workshop infantil “Chocolatinhos da Páscoa” e três workshops dedicados aos adultos (Degustação de Chocolate, Harmonização de Chocolate com Vinho do Porto e Harmonização de Vinhos com Chocolate).

Em qualquer museu do WOW, as crianças podem ainda participar no quiz Caça ao Ovo (até 16 de abril, das 10h00 às 12h00). Quem aceder aos museus até 15 de abril, das 14h00 às 15h00, será ainda presenteado com uma tablete de chocolate Vinte Vinte, que pode esconder um Golden Ticket para acesso especial ao Museu e à Fábrica de Chocolate do WOW.

Pratos tradicionais de Páscoa em destaque nos restaurantes

Para prolongar a experiência de sabor, também os restaurantes do WOW vão juntar-se à Festa com menus temáticos e ofertas especialmente desenhadas para celebrar a Páscoa.

No sábado e domingo, será o restaurante T&C a trazer um dos protagonistas da época, ao servir “Cabrito Estonado”, assado a baixa temperatura. Já a sexta-feira santa será dedicada ao peixe, mantendo a homenagem do restaurante à cozinha e às tradições portuguesas. Vai servir-se Bacalhau “abençoado”, com puré de batata trufado, couve biológica, cenoura, pétalas de cebola, alho frito e azeite de Vargellas (18€), disponíveis nos restaurantes T&C e The Golden Catch.

No restaurante VP, já reconhecido pelo brunch (10h00 às 18h00), há duas novidades pensadas para o domingo de Páscoa. Uma delas surgirá no menu, onde excecionalmente vai ser possível encontrar Leitão à moda da Bairrada. A outra estará na animação, que, à habitual performance de um DJ, soma um momento dedicado às crianças - entre as 12h30 e as 15h00, a oficina “Pintar ovos de Páscoa” vai entreter os mais pequenos.

Ao T&C e ao The Golden Catch juntam-se ainda o vegetariano Root & Vine e a steakhouse 1828 para uma oferta especial. Em todos eles, de 14 a 17 de abril, qualquer pedido de sobremesa será acompanhado por um copo de Vinho do Porto de oferta. Já no bar de vinhos Angel’s Share, a harmonização será feita entre vinho e música. O habitual concerto de sábado à noite (22h00 às 23h30) contará, a 16 de abril, com Francisco Tavares e Miguel Abrunhosa, um duo de piano, voz e violino.

Estando o WOW a celebrar a Festa do Chocolate, não poderia faltar um menu especial no dessert café Suspiro, que vai servir Chá das Cinco de Chocolate, entre os dias 14 e 17. O menu junta pequenos snacks doces, salgados e scones, pode ser acompanhado por chá ou espumante e deve ser partilhado entre verdadeiros apreciadores da melhor pastelaria.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.