O país vizinho é oficialmente o líder mundial em relação à qualidade das suas praias, depois de receber 698 bandeiras azuis em 2018.

Espanha tem dominado o topo da lista desde que a iniciativa de atribuição de Bandeira Azul foi fundada em 1987, e em 2018 surge à frente da Grécia, França, Turquia e Portugal.

Em Espanha, a região de Valência é a que possui mais bandeiras azuis, com um total de 132, seguida da Galiza com 109 e Catalunha com 101.

Mas também houve praias espanholas que disseram "adeus" à sua Bandeira Azul este ano. Foi o caso das praias La Barceloneta e Nova Icària.

Madrid, por outro lado, ganhou a sua primeira Bandeira Azul na praia Virgen de la Nueva.

Os resultados foram divulgados pela Associação de Educação Ambiental e do Consumidor (Adeac), a secção espanhola da Federeção Europeia de Educação Ambiental.

No caso de Portugal foram atribuídas 332 Bandeiras Azuis nas praias, o que corresponde a mais de 55% da totalidade das praias portuguesas, 18 em Portos de Recreio/Marinas e 7 Embarcações Ecoturísticas.

Para ganhar uma Bandeira Azul, os critérios passam por altos padrões de segurança, qualidade da água, informações ambientais e de gestão. Além das praias, também foram concedidas bandeiras a marinas e embarcações turísticas sustentáveis.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.