Como forma de dinamizar o turismo do concelho e incentivar a economia local, a Câmara Municipal de Elvas encontra-se atualmente a promover diversas iniciativas culturais e artísticas para dar visibilidade ao concelho, fortalecendo o sentimento de pertença dos seus habitantes e atrair novos públicos.

Uma vez que o turismo do concelho é uma atividade fundamental, focada em três ramos de atividade (comércio, restauração e hotelaria), a Câmara Municipal de Elvas pretende assim potenciar e apoiar, ao longo de todo o ano, dezenas de iniciativas cuja finalidade é tornar conhecido o concelho e aproveitar a adesão favorável de quem se desloca à região.

“A cultura, para o concelho de Elvas, é uma área que se constitui fundamental para a atratividade turística. Desde logo, o património constitui um conjunto de espaços de privilégio para o desenvolvimento de diversas atividades da área cultural, quer as mais clássicas, como a música e a dança, quer as que apelam à aplicação de uma maior tecnologia.”, afirma Nuno Mocinha, Presidente da Câmara Municipal de Elvas.

“A pandemia está a ter um impacto devastador na economia local, com a indústria do turismo como a restauração, hotelaria, e animação turística, a ser duramente atingida pelas medidas de contenção. Assim, e face às medidas de apoio que este município já apresentou e colocou em prática no apoio às empresas locais, neste momento é crucial criar-se ações especificas de promoção turística e continuar a colocar Elvas como um destino de excelência. Numa altura em que o desconfinamento está em curso, é necessário encontrar outras formas de responder ao objetivo de termos atuações de artistas consagrados na nossa cidade.”, conclui o Presidente da Câmara.

Neste sentido, uma das grandes ações foi a aposta na criação de um vídeo-postal do Forte da Graça (na foto deste artigo), em parceria com o David Carreira. Este vídeo-postal é o projeto que levou até à cidade de Elvas uma iniciativa única, inovadora e pioneira a nível nacional, com o objetivo de divulgar e promover o importante monumento classificado como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Um projeto 100% português, concebido e realizado com artistas e empresas nacionais que procurou juntar várias áreas dos eventos como a música, iluminação, efeitos especiais e pirotecnia, som, vídeo e as suas sub áreas alargando assim o espetro do universo da produção de eventos – ao universo cultural e arquitetónico português.

Um alavancar não só do setor artístico e cultural, como a promoção do turismo nacional, criando uma ferramenta de promoção do património local. O vídeo, realizado em formato “concerto sem espectadores”, será lançado no canal Youtube do Município de Elvas no dia 22 de maio.

Ainda, a Câmara Municipal de Elvas lançou outras iniciativas para a promoção e animação cultural, entre elas: À conversa com… e não só, a qual conta com a participação de concertos online com convidados como Pedro Abrunhosa, José Cid, Cuca Roseta, Sérgio Godinho, Paulo de Carvalho, Jorge Palma e Mafalda Veiga, até junho.

A Cultura Sai à Rua, onde o objetivo é levar a cultura a casa das pessoas, durante os meses de julho, agosto e setembro; a Música Encanta o Património, previsto para os meses de junho e setembro, a Cultura em Rede, em julho, e os Percursos pelo Património com datas já definidas para junho, julho e setembro.

Outros pontos importantes a evidenciar na região são os museus que constituem uma oferta diversa: o Museu de Arte Contemporânea de Elvas, o Museu de Arqueologia e Etnografia António Tomás Pires, o Museu Municipal da Fotografia, o Museu de Arte Sacra, o Museu Militar de Elvas e o Museu Militar do Forte de Santa Luzia.

Deve-se ainda salientar locais de interesse turístico na região, classificados em 2012 pela UNESCO, como a Cidade-Quartel Fronteiriça de Elvas e suas Fortificações: Castelo, Aqueduto da Amoreira, Igrejas, Fortes da Graça e de Santa Luzia, Fortins de São Mamede, São Pedro e São Domingos, três cinturas de muralhas e todo o centro histórico.

Mais dois pontos que captam interesse junto dos visitantes são a albufeira da Barragem do Caia e a albufeira da Barragem de Alqueva.