Tudor e Adrian são dois amigos que pretendem explorar mais o seu país de origem: a Moldávia.
Tudor Costandoi nasceu na aldeia Cazanesti, no distrito de Telenesti, duas horas a norte da capital Chisinau. Uma aldeia típica moldava com muita história. O rio Raut separa Cazanesti de Vadul-Leca, aldeia vizinha. Agora, Tudor vive no Pinhal Novo e já está em Portugal há 14 anos.
Depois de realizar uma viagem de seis meses, em que esteve à boleia pela Europa, conheceu o Médio Oriente e o Sudeste Asiático, Tudor decidiu voltar à Moldávia com o objetivo de traçar uma grande rota por aldeias remotas, rios, ruínas, adegas, mosteiros, entre outros lugares mais desconhecidos do país.
Adrian Gutu que vive perto de Orhei Vechi (um sítio arqueológico conhecido na Moldávia) decidiu juntar-se à aventura para mostrar lugares remotos que poucas pessoas conhecem. Adrian realizou, em novembro de 2023, uma caminhada de seis mil quilómetros durante 120 dias. Começou a aventura a pé no Cabo da Roca em Sintra e passou por Portugal, Espanha, Andorra, França, Itália, Grécia, Bulgária, Roménia e Moldávia.
O estilo de viagem de Tudor é mais à boleia ou em transportes públicos, nem tanto de bicicleta, mas gosta de experimentar desafios novos. Em 2021, aventurou-se pela primeira vez de bicicleta durante três dias ao longo de 250 quilómetros, de Troia a Lagos. No mesmo ano, também de bicicleta, fez a Grande Rota do Zêzere, com 370 quilómetros sempre junto ao rio.
Quando regressou a casa, em abril de 2024, após a sua viagem de sonho de seis meses pelo mundo, Tudor começou a pensar numa próxima empreitada. A primeira coisa que lhe veio à cabeça foi: "eu conheço muito mais Portugal do que a Moldávia, tenho de ir lá e explorar melhor a minha terra".
O objetivo da próxima aventura é tentar dar a volta à Moldávia de bicicleta, passando por lugares pouco conhecidos, evitando estradas e optando por caminhos que passem pela natureza. Querem pedalar junto de rios, aldeias e montes verdes. Depois de realizarem a viagem, pretendem tornar o percurso oficial, para que todos possam fazê-lo de bicicleta ou a pé.
Em breve, Tudor envia a bicicleta para Moldávia e a aventura começa. Podem acompanhar tudo através das redes sociais dos dois viajantes e através das crónicas de Tudor no SAPO Viagens.
Comentários