Foto: Mario Zanetti e Chanel| DR
A madrinha do Costa Toscana é Chanel, uma jovem cantora, atriz e bailarina que alcançou grande sucesso em Espanha e em toda a Europa após a sua exibição durante o Festival Eurovisão da Canção 2022.
Chanel juntou-se ao capitão do navio, Pietro Sinisi, para a cerimónia de inauguração onde foi quebrada uma garrafa na proa do navio, conforme a tradição marítima. Veja no vídeo:
Por ocasião do batismo do Costa Toscana, a Costa Cruzeiros e o chef espanhol Ángel León reforçam a sua colaboração, abordando um tema com o qual ambos estão comprometidos há muito tempo: a sustentabilidade ambiental.
Através da sua Fundação, a Costa está a apoiar um projeto pioneiro em todo o mundo: o desenvolvimento do “grão marinho”, lê-se em comunicado. O centro de pesquisa do Restaurante Aponiente iniciou o cultivo da “Zostera marina” na Baía de Cádiz, uma planta que ajuda a gerar maior biodiversidade marinha, enriquecendo o ecossistema. Contribui para mitigar as alterações climáticas ao absorver e armazenar grandes quantidades de carbono e, sobretudo, é capaz de produzir, a partir das suas sementes, um “superalimento” com propriedades nutricionais que poderá representar uma futura solução para os problemas de fome e desnutrição. Com o apoio da Fundação Costa Crociere, a área cultivada do jardim oceânico, que atualmente é de cerca de 3.000 m2, poderá ser significativamente ampliada, de forma a promover o projeto e exportar esta planta marinha para novas zonas costeiras.
O Costa Toscana representa o reinício da frota da Costa Cruzeiros, que operará 10 navios neste verão e prevê uma época com forte tendência no aumento de viagens.
Segundo um estudo encomendado pela Costa Cruzeiros à Human Highway em Itália, Espanha, França, Alemanha, Suíça e Áustria, quase 14 milhões de europeus sonham em realizar um cruzeiro nos próximos 12 meses.
"Devemos aproveitar este momento para promover um turismo mais sustentável que respeite o meio ambiente e valorize as comunidades locais.", comenta Mario Zanetti, Presidente da Costa Cruzeiros. "O nosso compromisso expressa-se não apenas através de navios tecnologicamente avançados como o Costa Toscana, alimentado a gás natural liquefeito, mas também apoiando projetos inovadores que vão além do setor turístico, como o projeto do chef Ángel León".
O Grupo Costa, que inclui a marca italiana Costa Cruzeiros e a alemã AIDA Cruises, foi o primeiro do mundo no setor dos cruzeiros a utilizar gás natural liquefeito e conta atualmente com quatro navios alimentados com esta tecnologia: o AIDAnova, o Costa Smeralda, o Costa Toscana e AIDACosma.
O uso de gás natural liquefeito permite eliminar quase completamente a emissão de óxidos de enxofre (emissões zero) e material particulado (redução de 95-100%) na atmosfera, enquanto reduz consideravelmente as emissões de óxido de nitrogénio (redução direta de 85%) e CO2 (até 20%).
Adicionalmente, o Costa Toscana apresenta outras inovações tecnológicas que permitem reduzir ainda mais o impacto ambiental.
As necessidades diárias de água são preenchidas pela transformação da água do mar através do uso de dessalinizadores. O consumo de energia é minimizado por um sistema inteligente de eficiência energética e 100% da recolha seletiva e reciclagem de materiais como plástico, papel, vidro e alumínio são realizados a bordo.
A madeira do mar que integra as ilhas do novo restaurante Archipelago foi recuperada através do projeto "Guardiões da Costa", o programa de educação ambiental para salvaguardar o litoral italiano promovido pela Fundação Costa Crociere. Em cada jantar desfrutado no Arquipélago, a Costa Cruzeiros doará parte da receita para apoiar os projetos ambientais e sociais da Fundação.
Costa Toscana: design italiano
Os interiores do Costa Toscana são o resultado de um projeto criativo, com curadoria de Adam D. Tihany, criado para realçar e dar vida às cores e à atmosfera desta região italiana num único lugar.
O mobiliário, iluminação, tecidos e acessórios são todos "Made in Italy", criados por 15 parceiros representativos da excelência italiana.
A oferta a bordo está perfeitamente integrada neste contexto: desde o Solemio Spa, às áreas dedicadas ao entretenimento; dos bares temáticos, em colaboração com grandes marcas italianas e internacionais, aos 21 restaurantes e espaços dedicados à "experiência gastronómica", incluindo o novo restaurante Archipelago, que oferece menus criados para a Costa por três grandes chefs, Bruno Barbieri, Hélène Darroze e Ángel León, concebido para explorar destinos de cruzeiros através do paladar.
Para a diversão dos mais pequenos, destaca-se o Splash AcquaPark, com o seu escorrega situado no deck mais alto, uma nova área dedicada aos videojogos, e o Squok Club.
Durante o verão de 2022, o Costa Toscana oferece um itinerário de uma semana com escalas em algumas das mais belas cidades e ilhas do Mediterrâneo Ocidental, incluindo duas escalas em Espanha: Savona, Civitavecchia/Roma, Nápoles, Ibiza, Valência e Marselha.
Durante a temporada de outono, Palma de Maiorca substituirá Ibiza.
Comentários