Foto: Praias na Península de Karpas, Chipre do Norte

Para turistas que procuram um destino de férias seguro ou livre de COVID-19 em 2020 ou 2021, o Chipre do Norte está a dizer aos turistas que este deverá ser a escolha número 1.

Com apenas 108 casos no total desde o primeiro caso confirmado em março, o último paciente a recuperar da doença no Chipre do Norte deixará o hospital esta semana totalmente recuperado.

O Chipre do Norte é o único destino de férias na Europa com menos de 110 casos confirmados de COVID-19, de acordo com o Centro de Recursos de Coronavírus da Universidade Johns Hopkins. É uma conquista impressionante para este destino, muito amado pelos turistas, principalmente os do Reino Unido que procuram o sol, as praias e os preços em liras turcas, e não em euros.

Desde 1974, a ilha do Chipre está dividida entre o norte cipriota turco (a República Turca do Chipre do Norte) e o sul cipriota grego (a República do Chipre). As relações entre as duas partes da ilha têm se mantido amigáveis nos últimos 20 anos, com as passagens de fronteira a constituir apenas uma mera formalidade.

Segundo as autoridades locais, quando o primeiro caso de COVID-19 no Chipre do Norte foi confirmado a 10 de março, o governo agiu rapidamente. No dia 11 de março, fechou todos os aeroportos e fronteiras e, no dia 16 de março, fechou as escolas.

Qualquer pessoa que viesse do exterior foi colocada em quarentena em hotéis durante 14 dias. Um bloqueio diurno parcial entrou em vigor, juntamente com um toque de recolher noturno entre as 21h e 6h. Os testes começaram cedo para detetar novos casos.

Dos 108 casos no total, 103 já se encontram recuperados. A partir de 4 de maio de 2020, o toque de recolher parcial foi suspenso e marcou também o início de uma transição gradual de volta à vida normal na ilha.

A pergunta impõe-se: os turistas podem começar a reservar férias de verão novamente com confiança para este destino? O Chipre do Norte certamente acredita que sim, e há muitas promoções de férias para 2020 e 2021 que provam isso mesmo.

A região é conhecida pelas praias, pelos castelos bizantinos e pelas ruínas antigas.

chipre do norte
Ruinas Romanas em Famagusta, Chipre do Norte créditos: Go North Cyprus Holidays

Fonte: Pressat

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.