Assim que terminou o período de silêncio em que o país estava mergulhado após o ano novo, a ilha indonésia de Bali celebrou um tradicional ritual de purificação, o "Mebuug-buugan", um banho de lama que conta com a participação de centenas de pessoas.
O ritual, celebrado na sexta-feira, é realizado para afastar a má sorte e a energia negativa, foi retomado há três anos, depois de uma interrupção de seis décadas.
Vestidos com os tradicionais sarongues, homens, mulheres e crianças cobrem o corpo de lama dos mangues do povoado de Kedonganan, perto da cidade de Denpasar.
Pedem proteção e boa sorte antes de cobrirem-se de lama e, depois, seguem juntos para a praia para lavar-se e afastar os maus espíritos.
Na quinta-feira, a ilha realizou o Nyepi, o Ano Novo balinês, no qual os hindus, maioria no território, passam todo dia em silêncio, sem comer e a meditar.
Nesse dia, o tráfego aéreo e as conexões de Internet são suspensas, apagam-se as luzes e lojas e atrações turísticas são fechadas. Automóveis e veículos de duas rodas também não podem circular, salvo em caso de emergência.
Quer visitar Bali? Veja aqui a melhor para fazê-lo
Antigamente, os participantes do ritual iam nus, mas, em meados do século XX, essa prática em público começou a ser mal vista. O ritual foi retomado há três anos e, agora, é possível participar vestido.
Desde então, a cerimónia é muito popular. Dezenas de turistas a observam e tiram fotos.
Fonte: AFP
Comentários