Uma estatueta de Buda foi descoberta num sítio arqueológico perto do Mar Vermelho, revelando as ligações comerciais existentes entre o Império Romano e a Índia, divulgou o Ministério de Antiguidades do Egito esta semana.

Arqueólogos americanos e polacos descobriram esta estatueta em Berenice, uma antiga cidade portuária no sudeste.

A estatueta de 71 centímetros, datada da época romana, representa Buda envolto num manto, sem os membros direitos, e com uma auréola em torno da cabeça, numa referência aos raios solares.

O Egito estava então "no centro da rota comercial que ligava o Império Romano a muitas regiões do mundo antigo", explicou Mostafa Waziri, secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades.

Os navios chegavam principalmente da Índia, carregados de especiarias, joias, tecidos ou marfim.

Mais uma vez, é importante lembrar que o Egito anuncia regularmente descobertas arqueológicas, embora alguns especialistas costumem considerá-las mais uma ferramenta de promoção do turismo do que de interesse histórico.

O país tenta recuperar o setor do turismo, que sofreu muito com a instabilidade política após a revolução de 2011, depois com a pandemia da covid-19 e por fim com a guerra entre a Ucrânia e a Rússia, dois países de onde partiam muitos turistas para o Egito.