A região foi eleita como favorita numa lista de 23 nomeados que incluía vários destinos de praia mundialmente icónicos como Maldivas, Cancún (México), Seychelles, Filipinas ou Zanzibar, entre outros.

O prémio foi entregue esta noite, 24 de novembro, durante a cerimónia dos World Travel Awards 2024, que este ano teve lugar na Madeira. Considerados os “Óscares do Turismo”, esta iniciativa elege, todos os anos, os melhores exemplos na indústria do turismo e das viagens, em diversas categorias, através da votação dos principais líderes do setor de todo o mundo.

A atribuição deste prémio reconhece a beleza e a singularidade da costa algarvia, com 200 km de praias que têm vindo a encantar, de forma crescente, visitantes de todo o mundo, combinando cenários tão diversos como extensos areais dourados, enseadas escondidas e impressionantes falésias.

Para além da paisagem natural, o Algarve destaca-se também pela sua capacidade de proporcionar experiências para todos os gostos: desde banhos de sol e passeios tranquilos à prática de surf, mergulho e vela.

Este ano, o valor das praias da região foi ainda reforçado por vários marcos de qualidade, como as 86 praias distinguidas com Bandeira Azul (pela Associação Bandeira Azul da Europa), as 69 praias galardoadas com Qualidade de Ouro (pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza), e as 13 classificadas como praias Zero Poluição (pela ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável). Entre estas, contam-se ainda 47 praias acessíveis, que garantem que a região é inclusiva para todos os visitantes.

Sobre a conquista deste galardão, André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, refere: "receber novamente este prémio é um orgulho imenso para a nossa região e a prova de que o Algarve continua a consolidar o seu posicionamento a nível global enquanto referência incontornável no turismo de praia. É também, ao mesmo tempo, uma responsabilidade acrescida, que reforça a nossa determinação em continuar a oferecer experiências únicas, alinhadas com as mais altas exigências internacionais e capazes de cativar os visitantes e de superar as suas expectativas.”

De recordar que os World Travel Awards já tinham distinguido o Algarve como “Melhor Destino de Praia do Mundo” em 2020 e 2021, a par do título de “Melhor Destino de Praia da Europa” por diversas ocasiões.