Ao todo, o júri internacional atribuiu o galardão a 372 praias, 16 portos de recreio e marinas nacionais e 11 embarcações ecoturísticas, número que coloca Portugal em 6.º lugar entre os 53 países que desenvolvem o Programa Bandeira Azul.
O presidente da Região de Turismo do Algarve, João Fernandes, expressa publicamente o "reconhecimento pelo trabalho desenvolvido nos 13 concelhos litorais do Algarve, nomeadamente pelo investimento das diversas entidades públicas e privadas no desenvolvimento das condições nas praias e na preservação da qualidade das águas balneares, apesar de todas as dificuldades levantadas pela pandemia".
João Fernandes destaca ainda a oportunidade da atribuição deste galardão europeu "num momento de retoma internacional da atividade turística, ou não fosse o Sol & Mar o principal produto turístico do Algarve e a região recentemente eleita como Melhor Destino de Praia do Mundo em 2020, nos World Travel Awards, os Óscares do turismo mundial".
Segundo a ABAE, Albufeira é o município português líder em Bandeiras Azuis, com um total de 26 galardões a hastear em 25 praias e na marina local. Seguem-se Vila do Bispo (11 praias galardoadas), Loulé (dez praias e a marina de Vilamoura), Portimão (seis praias e a marina), Lagoa (seis praias), Lagos (quatro praias e a marina), Aljezur, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António (quatro praias cada), Castro Marim (três praias) e Silves (duas praias).
Comentários