A ferramenta Portal da Cidade permitirá a Visit Lisboa - a autoridade de promoção do turismo de Lisboa - acompanhar a mudança dos padrões de viagem e manter ainda mais a economia gerada pelo turismo na plataforma.

Lançado há um ano como um primeiro recurso do género para os governos locais, o Portal da Cidade registou um crescimento impressionante com mais de 100 parceiros a nível mundial, e um objetivo de atingir 250 parceiros até 2022.  Com o lançamento do Portal da Cidade em Lisboa, a Airbnb cumpre um dos objetivos estabelecidos no compromisso de recuperação do turismo saudável para Portugal - uma série de iniciativas voluntárias da Airbnb para apoiar a recuperação das viagens e trazer um turismo mais sustentável - que foi lançado no início deste mês.

A nível global, 20% das noites reservadas na Airbnb entre julho e setembro foram para estadias de um mês ou mais. Além disso, cada vez mais pessoas estão a olhar para além dos destinos tradicionais típicos. Durante o terceiro trimestre de 2019, as 10 maiores cidades do mundo na Airbnb representaram aproximadamente 11% de todas as noites de estadia, enquanto que no terceiro trimestre de 2021 representaram menos de 7%.

O Portal da Cidade da Airbnb ajuda os municípios a aceder aos dados para conhecerem algumas destas tendências. Outras grandes cidades na Europa também têm acesso ao Portal da Cidade. A Airbnb tem agora 35 parcerias para o Portal da Cidade com governos e organizações na Europa, incluindo em França, Dinamarca e Reino Unido, e está em conversações com mais de 25 novos parceiros europeus. A Airbnb tinha anteriormente estabelecido o objetivo de assegurar 50 parcerias para o Portal da Cidade até ao final de 2021. 

"O turismo é um dos maiores recursos naturais da Europa e a Airbnb ajuda as famílias, comunidades e autoridades locais a manter internamente a economia que é gerada por este setor. As nossas colaborações na Europa já automatizaram a recolha e o envio de mais de 315 milhões de euros de receitas fiscais turísticas da UE. Como a revolução das viagens na Airbnb ajuda a dispersar os benefícios das viagens a mais pessoas do que nunca, estamos orgulhosos do progresso que estamos a fazer, em colaboração com comunidades de toda a Europa, utilizando o Portal da Cidade para ajudar os governos a aceder à informação e a ferramentas de que necessitam", disse Chris Lehane, Senior Vice President of Global Policy and Communications na Airbnb.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.