World Stars Pizza & Port Wine: evento quer provar que pizzas e vinhos do Porto e Douro harmonizam na perfeição
créditos: Point and Shoot

O evento é organizado por Antonio Mezzero e quer mostrar como dois patrimónios da UNESCO podem ser harmonizados e dar origem a um produto de excelência.

É o crème de la crème da arte do pizzaiolo napolitano, desde 2017 classificada pela UNESCO como Património Imaterial da Humanidade, e vai marcar presença no Palácio da Bolsa para responder ao desafio de Antonio Mezzero.

Harmonizar vinhos do Porto ou Douro de 14 reputadas marcas portuguesa com pizzas originais e capazes de desafiar o palato dos membros do júri. Um evento que conta com o apoio do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto e da Câmara Municipal do Porto. Burmester, Quinta das Lamelas, Sandeman, Casa Ferreirinha, Poças, Casa Ferreirinha, Quinta do Vesúvio, Quinta da Pacheca, Alves de Sousa, Altano, Graham’s, Ramos Pinto, Niepoort, Wine & Soul e Quinta do Vallado são os reputados produtores do Douro que se associaram à iniciativa.

António Mezzero, campeão mundial de pizza nascido em Nápoles, mas também com cidadania portuguesa, é o grande impulsionador do evento. “Este é um verdadeiro campeonato do mundo de pizza, com participantes de todos os continentes, rigorosamente selecionados e que melhor dominam todas as técnicas da arte de fazer pizza”.

O pizzaiolo napolitano, com restaurante em nome próprio em Matosinhos, acrescenta que “ao contrário do que muitas vezes acontece em outras competições, os participantes são mesmo naturais dos seus países”, comenta em comunicado.

A primeira edição realizou-se sob a denominação de All Stars Pizza, mas tendo em mente a internacionalização do evento, esta segunda edição denomina-se World Stars Pizza & Port Wine.

Portugal, Alemanha, Argentina, Austrália, Brasil, Colômbia, Itália, Espanha, França, Estados Unidos da América, Suécia, Sérvia, Japão e Porto Rico são os países representados, que mostrarão as suas criações a um júri que avaliará as pizzas em três diferentes categorias: «Vinho do Porto», «Vinho do Douro» e «Arte do Pizzaiolo».

De entre os 14 concorrentes iniciais ao World Stars Pizza & Port Wine, sete serão selecionados para passar à fase final, sendo que serão premiados os primeiros três classificados de cada categoria.

Esta parceria entre António Mezzero e o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto começou em meados de 2017, quando o chef pizzaiolo foi desafiado a criar pizzas que harmonizassem na perfeição com vinho do Porto.

O evento, bienal, teve a sua primeiro edição em 2018 e ficaria interrompido pela situação pandémica, regressando este ano em força, tendo garantida cobertura internacional por cadeias de televisão de referência dos respetivos países.

O norte-americano Tony Gemignani e o búlgaro Radostin Kiryazov foram os grandes vencedores da primeira edição deste evento. O pizzaiolo dos EUA foi o vencedor na categoria de Vinhos do Porto ao harmonizar a sua pizza com um Croft Old Tawny. Já o pizzaiolo dos balcãs distinguiu-se na categoria de Vinhos do Douro, ao harmonizar a sua pizza com o vinho Quinta da Pacheca Grande Reserva Tinto Touriga Nacional 2015.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.