Oobah Butler, colaborador do site Vice, teve a ideia ao refletir sobre a sua própria experiência como um falso crítico no TripAdvisor, o site onde os utilizadores podem avaliar todos os tipos de estabelecimentos turísticos: restaurantes, hotéis, atrações, etc.

"Os donos de restaurantes pagavam-me 10 libras - 11,47 euros - para que escrevesse uma opinião positiva, apesar de nunca ter comido no local", relata. "Um dia, estava sentado na minha casa e tive uma revelação: no contexto atual de desinformação e propensão da sociedade para criar qualquer coisa, é possível criar um restaurante falso?"

Butler juntou o mínimo necessário para dar ao seu restaurante falso uma aparência real: um número de telefone, um endereço pouco claro e uma página na web. No mês de abril, "The shed at Dulwich" estava online, intitulando-se o "melhor segredo de Londres".

Para tornar tudo mais credível, Butler publicou fotos de pratos que pareciam normais, embora, de facto, fossem imagens modificadas. Simulou ingredientes com produtos domésticos ou partes do seu próprio corpo, como a de um ovo frito que cobre, aparentemente, uma posta de salmão, e que na verdade é o seu calcanhar.

The Shed
Um dos pratos falsos créditos: Chris Bethell
The Shed
Um dos pratos criados por Butler créditos: Chris Bethell

A 5 de maio, alcançou o primeiro objetivo: a solicitação de registo no TripAdvisor foi aceite. Sendo um novo restaurante, "The shed at Dulwich" começou no final da lista de estabelecimentos de Londres, com o número 18.149.

Não ficou muito tempo nesta posição. Butler convocou os amigos para multiplicar as falsas críticas positivas. No final de agosto, atingiu o posto 156 e começou a receber numerosas reservas, muitas de profissionais do setor gastronómico e até mesmo de uma produtora australiana.

Em novembro, as avaliações falsas e milhares de pesquisas na internet conseguiram transformar "The shed at Dulwich" no restaurante de Londres melhor pontuado no TripAdvisor.

Butler acabou por abrir o estabelecimento por um curto período para oferecer pratos congelados.

Depois de descobrir a brincadeira, o TripAdvisor assegurou ao jornal The Times que o restaurante falso já era observado e que "era apenas uma questão de tempo" antes de ser "removido" da página. O jornalista relatou a experiência num artigo bem-humorado no site Vice.

Fonte: AFP

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.